08 Jul
Viseu

GERAL

Distrito de Viseu tem a terceira melhor média nos exames nacionais do ensino secundário

por Redação

27 de Junho de 2020, 15:11

Foto Igor Ferreira

CLIPS ÁUDIO

O distrito de Viseu tem a terceira melhor média de nota nos exames nacionais no ensino secundário realizados no ano passado. Viseu só é ultrapassado por Coimbra, que lidera este ranking e pelo Porto, que fica em segundo lugar. Todos os restantes distritos portugueses têm médias inferiores. Portalegre tem, inclusive, nota negativa neste particular (9,73 valores de 0 a 20). 

Se olharmos exclusivamente para as notas do conjunto dos exames nacionais realizados no ensino secundário, Coimbra é o melhor distrito português com a média (de 0 a 20 valores) a situar-se nos 11,61. O distrito do Porto fica em segundo lugar com apenas uma décima a menos. Logo de seguida surge Viseu com uma média no total dos exames nacionais feitos no distrito de 11,44 valores. Importa referir que há distritos que realizaram mais exames nacionais do que outros e que é a média das notas das provas que aqui é referida. Os piores distritos neste registo são, para além de Portalegre, Bragança, Região Autónoma dos Açores, Beja e Setúbal. No total foram realizados mais de 221 mil exames nacionais pelos alunos portugueses. 

Notas internas e notas dos exames não têm relação direta 

Há outro dado que pode ser relevante para analisar estes números. É que os distritos com melhores resultados médios nos exames não são os mesmos da lista que analisa as notas atribuídas pelos professores pelo trabalho realizado ao longo do ano (nota interna). Nem as médias são semelhantes: as médias distritais para a classificação interna final (CIF) são todas positivas (o que não acontece no caso dos exames) e rondam os 13 e 14 valores. Se Coimbra lidera nos exames, neste ‘ranking’ das notas internas foi em Viana do Castelo onde, no ano passado, se atribuíram melhores notas no total dos três períodos letivos. Neste critério, o distrito de Viseu surge em quinto lugar, com 14,07 valores. Acima estão Viana do Castelo (14,37), Porto (14,35), Braga (14,16) e Aveiro (14,09). Faro é o distrito com piores resultados no que às notas internas diz respeito (13,62). 

Ouça e trabalhe ao mesmo tempo

Destaques

Podcasts