30 set
Viseu

GERAL

Edição impressa: esgotos com novo tratamento em Penalva do Castelo

por Redação

21 de dezembro de 2019, 19:00

Foto Arquivo Jornal do Centro

Freguesias de Encoberta e Castelo de Penalva terminam 2019 com novas ETAR's

CLIPS ÁUDIO

No âmbito do projeto de construção e requalificação das ETAR do concelho de Penalva do Castelo, a pensar “na preservação do ambiente e na prestação de um melhor serviço aos munícipes”, a Câmara Municipal está a levar a cabo um conjunto de intervenções nas várias freguesias.

O autarca, Francisco Carvalho, realça que desde 2013, ano em que o executivo socialista foi eleito para liderar o concelho, as questões ambientais, nomeadamente a “água para o consumo humano e águas residuais” têm sido uma prioridade para o município.

Até 2020, a autarquia espera concluir mais de uma dezena de ETAR e Sistemas de Saneamento de Águas Residuais (SAR). Duas já estão em funcionamento, nomeadamente na Encoberta e Castelo de Penalva. Obras que segundo o presidente são de “primordial importância”. Francisco Carvalho explica que a antiga fossa da Encoberta estava inoperacional e a “prejudicar os populares com os maus cheiros “. No caso de Castelo de Penalva, a nova estrutura “permite que as águas do Rio Dão fiquem mais límpidas e a cumprir com os requisitos exigidos pela ERSAR”. O autarca lembra que a antiga fossa colocada junto ao rio estava a poluir “involuntariamente” as águas.

As novas ETAR já estão em funcionamento e abrangem cerca de meio milhar de habitantes das duas freguesias. “Foi um investimento com algum sacrifício do município”, refere. Para além destas duas estações de tratamento, a Câmara Municipal de Penalva do Castelo espera, durante o próximo ano, terminar as que estão previstas para as localidades de Corga/Casal Diz, Roriz, Castelo de Penalva, Gondomar, mais duas na Ínsua, Gôje e Sezures. “Estas construções representam, no total, um investimento superior a 6,5 milhões de euros, sendo comparticipado em 85 por cento pelos fundos comunitários”, explica Francisco Carvalho.

Ouça e trabalhe ao mesmo tempo

Destaques

Podcasts