06 Ago
Viseu

Região

Novo Banco vende casa no concelho de Mangualde por preço abaixo do valor de mercado

por Redação

01 de Agosto de 2020, 14:27

Foto D.R.

CLIPS ÁUDIO

O Novo Banco garantiu, nos últimos dias em comunicado, que “não vende imóveis a desconto.” O banco, detido maioritariamente pelo fundo Lone Star e liderado por António Ramalho, dava assim resposta a notícias que considera “totalmente infundadas”, de que teriam sido vendidos mais de 5300 imóveis e 8486 fracções a um fundo detido por investidores desconhecidos e sediado nas ilhas Caimão, a valores abaixo dos preços de mercado.

De entre os vários negócios surge um que diz respeito a um prédio misto na freguesia de Várzea de Tavares, no concelho de Mangualde, no lugar de Soutinho.

Segundo o jornal Público, foi vendida ao fundo das Caimão por 20.122 euros. Para as Finanças, vale mais: 27.323,8 euros. O valor de mercado é ainda mais alto. A casa foi posta à venda pela Bestyellow (uma das sociedades criadas em Lisboa para concorrer a este Projecto Viriato do Novo Banco) por 34.700 euros. Um aumento de 72,4% sobre o preço que o fundo offshore pagou por ela, há um ano, ao banco que resultou da resolução do BES.

Como se pode ler no diário, em Soutinho, a casa de granito, de dois andares, está exactamente igual, passado um ano. A única diferença é o cartaz que diz “vende-se” na janela do segundo piso.

Mas na vida de José Carrão, 74 anos, muito mudou. Ele arrendava o terreno da casa, há 15 anos. “Eu não habitava a casa. Tomava conta dela. Mas o terreno era cultivado por mim”, explica.

O dono era um conhecido da terra que emigrou para França. José Carrão pagava-lhe uma renda de 200 euros por ano, pelo terreno. “Um dia chegaram lá os da insolvência, vinham com dois guardas, e fecharam a casa a cadeado. Até lá deixei o saco com as coisas de amanhar a terra e uma muda de roupa velha.” Foi então que o banco ficou com a casa, e no ano passado a vendeu ao hedge found.

José Carrão não quer saber a quem dará o dinheiro, mas anda a tentar comprar o terreno, que agora está à venda por 2700 euros.

Ouça e trabalhe ao mesmo tempo

Destaques

Podcasts