25 Set
Viseu

GERAL

Tondela assinala feriado municipal em "contingência", mas com olhos "no futuro"

por Redação

16 de Setembro de 2020, 10:54

Foto Arquivo Jornal do Centro

CLIPS ÁUDIO

Tondela celebra esta quarta-feira o feriado municipal, mas as comemorações, que este ano ficam marcadas pela pandemia covid-19, já começaram no fim de semana. Este ano não há FICTON, a Feira Industrial que marca a efeméride, mas há sessão solene e entrega da galardões que fazem parte de uma programação que só termina no sábado e que tem como mote "Tondela de olhos no Futuro". O presidente da Câmara, José António Jesus, garante que as atividade agendadas cumprem as normas da Direção-Geral de Saúde. O feriado municipal fica ainda associado aos 97 anos dos bombeiros de Tondela e os 118 da filarmónica da cidade.

Nesta manhã de quarta-feira foram inauguradas as obras de ampliação e requalificação do Quartel dos Bombeiros Voluntários de Tondela, num investimento de 450 mil euros... O comandante dos Bombeiros de Tondela, Nuno Pereira, destaca as mais valias que as obras trouxeram em termos operacionais, mas não esconde que a corporação tem ainda algumas dificuldades ainda para ultrapassar, nomeadamente na aquisição de viaturas como ambulâncias e um veículo de combate a incêndios florestais. Para breve está a transformação de um terreno que foi cedido à corporação em parque de estacionamento.

Pese embora grande parte do programa previsto para dia 16 de setembro ocorra ao ar livre , o Município entendeu apertar ainda mais as medidas preventivas. Assim, a cerimónia decorrerá em dois momentos, de forma a evitar a concentração de um grande número de pessoas.

Para o período da tarde está prevista a entrega dos prémios aos alunos de mérito de todas as escolas do concelho, relativamente ao ano 2019/2020, e ainda os galardões de mérito. Vão também ser entregues os galardões municipais de mérito a Ricardo Loureiro, campeão do Campeonato de Portugal de Clássicos de Montanha; António Gouveia, investigador e ex-diretor do Jardim Botânico e do Parque de Serralves, e Gustavo Cunha, campeão Nacional de escalada no escalão de minis e infantis. Será ainda reconhecida a atuação da empresa ALS/Controlvet com o investimento na área da Covid-19; enquanto que o galardão municipal de Valor e Altruísmo é entregue, a título póstumo, ao padre António Rocha.

Para sexta-feira (18 de setembro), está prevista uma sessão pública de apresentação de investimentos no concelho e no sábado a apresentação do livro “A Vida do Capitão Torres”.

Ouça e trabalhe ao mesmo tempo

Destaques

Podcasts