28 Set
Viseu

Região

Lamego: cancelados momentos marcantes da festa da Nossa Senhora dos Remédios

por Redação

05 de Agosto de 2020, 17:31

Foto Arquivo Jornal do Centro

CLIPS ÁUDIO

Todos os eventos musicais com público e os momentos mais marcantes das Festas em Honra de Nossa Senhora dos Remédios, que se realizam habitualmente em setembro, em Lamego, foram cancelados devido à Covid-19, anunciou esta quarta-feira (5 de agosto) a Câmara local.

Em comunicado, o presidente da autarquia, Ângelo Moura, refere que esta foi uma "decisão extremamente difícil" de tomar, baseada na certeza de que é "a melhor forma de garantir a saúde pública e de prevenir um possível e eventual surto e a criação de uma ou várias cadeias de transmissão do novo coronavírus".

Além dos eventos musicais, foram cancelados momentos do programa como a Marcha Luminosa, a Batalha das Flores, o Cortejo Etnográfico e a Majestosa Procissão de Triunfo.

"À semelhança de anos transatos, o planeamento e organização das Festas em Honra de Nossa Senhora dos Remédios – A Romaria de Portugal, foi confiado à comissão de festas, a qual deu início aos trabalhos de preparação da edição das festas para o ano de 2020 no final do ano de 2019 e, após meses de trabalho, viu a sua atividade abruptamente interrompida", lamenta Ângelo Moura.

Desde 9 de março, dia em que foi aprovado o plano de contingência municipal, "o município e a comissão de festas têm acompanhado a evolução do contexto de pandemia, mantendo contacto regular com as instituições governamentais, religiosas, autoridades de saúde e de proteção civil, com quem sempre se coordenaram".

Nesse âmbito, as festas não poderão este ano ser realizadas nos moldes habituais, justifica o autarca acrescentando que, "apesar deste contexto, Lamego não deixará de homenagear a sua padroeira".

Ângelo Moura avança que já foram "delineadas iniciativas que permitirão aos lamecenses comemorar condignamente a sua Romaria de Portugal", que serão divulgadas oportunamente.

"Assumido fica o compromisso de, em 2021, com esta situação de pandemia debelada, como todos esperamos, as Festas em Honra de Nossa Senhora dos Remédios serem celebradas com redobrada ambição e dignidade", sublinha o presidente da Câmara de Lamego.

As festas de Nossa Senhora dos Remédios foram recentemente distinguidas na fase distrital do concurso 7 Maravilhas da Cultura Popular, de onde saíram vencedoras.

Ouça e trabalhe ao mesmo tempo

Destaques

Podcasts