09 Ago
Viseu

Lifestyle

“AT MicroProtect”: a tecnologia pioneira made in Portugal que ajuda na prevenção à Covid-19

por Redação

02 de Agosto de 2020, 08:30

Foto Arquivo Jornal do Centro

CLIPS ÁUDIO

Foi anunciada na passada terça-feira, dia 28 de julho, em Portugal, uma nova tecnologia pioneira no mundo, que promete dar resposta a luta pela propagação de mais de 99% das gotículas de vírus SARS-Cov-2 pelo meio aéreo, e que promete inativar as mesmas partículas em apenas um minuto.

O anúncio foi feito pelo coordenador do projeto, João Nunes que conta com o desenvolvimento do Campus de Tecnologia e Inovação da BLC3, em Oliveira do Hospital, em conjunto com a Universidade do Minho e as Faculdades de Farmácia das Universidades de Lisboa e Coimbra.

Com grande eficácia e rapidez na ação, a tecnologia sustentada num conceito novo de “física inversa”, irá controlar e orientar a emissão de comprimentos de ondas, e com um novo princípio de mecânica de fluidos que prometem o escoamento e propagação do vírus por via aérea.

Um sistema de algoritmos matemáticos e físicos, irá permitir avaliar e rastrear o comportamento do vírus e suas eventuais mutações, o que permitirá a destruição de 100% das partículas após 5 minutos do seu funcionamento, sem que para isso recorra ao uso de químicos, estando unicamente dependente de energia elétrica para se manter operacional.

Esta tecnologia pode ser aplicada prioritariamente na proteção dos profissionais do setor da saúde, nos meios de transportes aéreos e terrestres e no interior de edifícios com maiores aglomerados de pessoas, como aeroportos e centros comerciais ou lares de idosos, atuando assim ativamente na proteção dos grupos de risco.

Portugal tem assim, vindo a mostrar ao mundo que tem conhecimento para ajudar a combater a COVID-19, estando na linha da frente na vanguarda da ciência e da tecnologia epidemiológica.


 


 

Ouça e trabalhe ao mesmo tempo

Destaques

Podcasts