28 fev
Viseu

Lifestyle

Vencer o frio pela boca. Saiba como

por Redação

17 de janeiro de 2021, 08:00

Foto Arquivo Jornal do Centro

CLIPS ÁUDIO

Com as temperaturas a baixar os zero graus e com tempo frio ainda em vigor, ou não estivéssemos nós no Inverno, aqui ficam alguns alimentos que podem ajudar a “aquecer” e a razão pela qual são bons, na realidade, em qualquer altura do ano.

Começamos pelo feijão. Rico em aminoácidos, é o melhor “guerreiro” para a batalha contra o vírus. E pode ser comido em qualquer refeição.

Outro produto que não pode faltar é o alho, quer seja nas batatas, no assado, no peixe, até nos sumos. É que se o Feijão combate o vírus, o alho é o “morteiro” final.

O ovo é outro grande aliado nesta estratégia. Rico em vitamina E, ajuda na proteção das células contra substâncias tóxicas.

E convém não esquecer. A aposta é nos refogados, de preferência de legumes e verduras, como a couve-flor, a cenoura ou o agrião; e nas sopas bem elaboradas e bem nutritivas. A água é essencial, sempre.

 

 

Receita de inverno: Sopa da Horta

 

Ingredientes

300 g de batatas

 

Preparação

 

Descasque as batatas, as cenouras, a abóbora e as cebolas e corte em cubos pequenos, juntamente com a couve e o feijão verde. Reserve metade dos legumes e coloque os restantes numa panela com a água, a polpa de tomate e sal e coza durante 20 minutos.

Depois de cozidos, retire do lume e triture tudo muito bem. Junte os restantes legumes, assim como a massa cotovelo. Coza em lume brando, por mais 12 minutos. Decorrido o tempo, retifique os temperos e regue a sopa com o azeite. Sirva-a decorada com salsa.

 

Ouça e trabalhe ao mesmo tempo

Destaques

Podcasts