03 dez
Viseu

Moimenta da Beira

A história do municipalismo no Centro Interpretativo de Moimenta da Beira

por Redação

21 de novembro de 2020, 08:00

Foto Arquivo Jornal do Centro

CLIPS ÁUDIO

A Câmara de Moimenta da Beira vai instalar na antiga cadeia da vila o Centro de Interpretação da História do Municipalismo, um investimento estimado em cerca de 180 mil euros.

O projeto, cofinanciado por fundos comunitários, quer “revisitar e valorizar a história dos oito concelhos que existiram no atual território de Moimenta da Beira, as suas personagens principais e o seu papel na construção, organização do municipalismo, contando a história dessa relação com a comunidade”, revela a autarquia.

O presidente da Câmara, José Eduardo Ferreira, explica que este projeto visa aproveitar “o facto de termos tido oito concelhos neste nosso território” para fazer uma visitação do passado de Moimenta da Beira. “Nós faremos, através deste centro de interpretação, uma visitação que tanto pode ser física como também virtual. Vamos criar uma aplicação interativa que permite a quem quiser utilizar uma visitação a estes antigos concelhos, fazendo uma espécie de roteiro turístico”, diz.

O centro contará com novas tecnologias para contar a história do atual concelho de Moimenta da Beira, permitindo aos visitantes “descobrir e interagir de uma forma sensorial e emotiva conteúdos da narrativa histórica dos antigos oito concelhos, cientificamente correta e facilmente entendível, entre textos, mapas e imagens dos monumentos mais representativos e simbólicos à época da existência jurídica enquanto concelho”.

“O desenvolvimento da exposição e temas incluirá conteúdos museológicos e mobiliário urbano como módulos expositivos e mesa interativa com tecnologia de toque por infravermelhos. O espaço terá identidade própria e será criado merchandising do Centro de Interpretação”, explica o Município.

Além disso, o novo centro terá uma aplicação interativa que incluirá um roteiro turístico de visitação aos antigos oito concelhos que existiram na zona de Moimenta: Caria, Castelo, Leomil, Moimenta da Beira, Nagosa, Paçô, Peravelha e Sever.

Estes antigos municípios deixaram de existir no século XIX, na reforma administrativa do mapa territorial de Portugal Continental iniciada por Mouzinho da Silveira.

“Através deste estudo, nós podemos olhar para a evolução administrativa e procurar compreender as razões dessa evolução em cada um dos momentos da História. Disso, vai-nos talvez permitir olhar para a frente com maior lucidez e fazer melhores escolhas para o futuro. Esta intervenção tem uma base sólida no estudo do nosso passado e vai permitir criar condições para olharmos melhor para o futuro”, explica José Eduardo Ferreira.

O centro deverá abrir portas até ao verão do próximo ano.

Ouça e trabalhe ao mesmo tempo

Destaques

Podcasts