26 fev
Viseu

Região

"EstouCãoTigo" é uma iniciativa da Escola de Mortágua a pensar nas crianças e idosos

por Redação

10 de fevereiro de 2021, 20:30

Foto D.R.

CLIPS ÁUDIO

A Escola de Cães Guia de Mortágua lançou o projeto “EstouCãotigo”, destinado a treinar cães de assistência a pensar nos idosos e nas crianças com necessidades educativas especiais. A iniciativa foi desenvolvida durante a atual pandemia, a pensar sobretudo na sustentabilidade da instituição.

O presidente da Escola, João Pedro Fonseca, explica que este projeto está destinado a estimular atividades físicas de envolvimento cognitivo e emocional junto das pessoas que receberem os cães em casa.

“Com a pandemia, surgiu esta necessidade que vem por exemplo dos idosos que estão em isolamento. Nós, com estes cães, íamos junto do apoio domiciliário promover todas as atividades físicas de envolvimento cognitivo e emocional e os elementos afetivo e motor, para que o idoso se sinta mais acompanhado. O cão é o detonador deste tipo de ações”, refere.

O dirigente garante que esta iniciativa “aproveita os recursos e o conhecimento que temos e também a sustentabilidade económica e financeira da instituição”.

A Escola de Cães Guia de Mortágua garante ainda a continuidade da formação de 16 novos cães-guia para este ano.

João Pedro Fonseca diz que a equipa foi reforçada com “mais uma educadora e dois pré-educadores que fornecem os cães já devidamente preparados”. “O objetivo para este ano passa por cumprir de novo as 16 duplas”, garante o presidente da instituição. Uma meta que também foi cumprida em 2020, apesar da atual pandemia.

Também segundo João Pedro Fonseca, a lista de espera de invisuais que estão à espera de cães-guia continua elevada. “Já temos muitas substituições (de cães). Metade dos 16 cães que produzimos são para substituir outros que foram usados há muitos anos pelos cegos. São seres vivos que têm de ser compensados com a reforma. Portanto, conseguimos entregar sete, oito ou nove cães por ano a novos utilizadores”, remata.

A Escola de Cães Guia de Mortágua assinala este ano o 21.º aniversário. Desde o início da sua atividade, a instituição já entregou 250 cães-guia para pessoas invisuais.

Ouça e trabalhe ao mesmo tempo

Destaques

Podcasts