28 Set
Viseu

Região

Mortágua: Rota da EN2 atrai cada vez mais turistas

por Redação

11 de Agosto de 2020, 13:05

Foto Arquivo Jornal do Centro

CLIPS ÁUDIO

A Rota da EN2 está a duplicar a passagem de turistas por Mortágua e neste ano de pandemia o número de visitantes até está a aumentar.

Fonte da autarquia de Mortágua refere mesmo que a chegada de caminhantes, cicloturistas, motards e autocaravanistas quase duplicou nos últimos meses de junho e julho, em relação a igual período do ano passado (2019).

São vários os tipos de turistas da EN2 (que liga o norte ao sul do país). Os que percorrem o trajeto integral de uma só vez e os que percorrem por partes e ao longo de um ano. Há quem utilize automóvel, moto, bicicleta e até a faça a pé. Uns partem de Chaves, o extremo norte, e outros partem de Faro, o extremo sul da Nacional 2. Mas todos com o mesmo objetivo: percorrer a estrada mais extensa do país, com os seus 738 km, e descobrir toda a diversidade dos territórios servidos por esta via, desde as paisagens, a gastronomia, o património histórico e imaterial.

“A EN2 é hoje para a Câmara Municipal de Mortágua indiscutivelmente um produto turístico do país e das regiões que atravessa, contribuindo para a atração de novos visitantes e para o dinamismo da economia local”, pode-se ler, em destaque, na página do município.

O concelho de Mortágua já beneficia desta rota turística, onde todas as semanas se fazem registos de visitantes.

Segundo fonte da Câmara de Mortágua, “o registo é contabilizado através do Passaporte da EN2 e do carimbo municipal que atesta a passagem pelas localidades ao longo da rota”.

No caso concreto de Mortágua, os locais onde pode ser obtido o carimbo da EN2 são os seguintes: Posto de Turismo/ Centro de Interpretação, Câmara Municipal, Bombeiros e Pousadinha do Dão.

.

Passados que foram os meses mais críticos da pandemia (março a maio) em que houve uma diminuição de visitantes da rota por causa do confinamento obrigatório, nos últimos dois meses a situação foi completamente diferente, registando-se um grande movimento de visitantes.. Desde o início do ano foram carimbados quase 1500 passaportes, dos quais 970, nos meses de junho e julho. Estes números pecam ainda por defeito, sendo na realidade superiores. Há grupos em que nem todos os elementos trazem o passaporte e há ainda os que recorrem à aplicação móvel da EN2 para carimbar o passaporte digital.

No ano passado foram carimbados cerca de 800 passaportes, o que significa que esse número já foi superado na primeira metade do corrente ano.

A grande maioria dos visitantes da EN2 é portuguesa, mas há também estrangeiros, nomeadamente espanhóis, o que traduz a internacionalização do projeto.

Reconhecendo o potencial único da EN2, foi criada em 2016 a Associação de Municípios da Rota da EN2, constituída atualmente por 33 municípios. O principal objetivo desta Associação passa pelo desenvolvimento turístico e a promoção económica e cultural dos concelhos que são servidos por esta estrada, a mais longa da Europa e a terceira estrada mais extensa do Mundo (a seguir à rota 66 dos Estados Unidos e à Ruta 40 da Argentina).

Ouça e trabalhe ao mesmo tempo

Destaques

Podcasts