09 mar
Viseu

Mortágua

Mortágua recebe nova viatura para cuidados de saúde

por Redação

22 de fevereiro de 2021, 17:16

Foto D.R.

CLIPS ÁUDIO

A Câmara de Mortágua recebeu uma nova unidade móvel de saúde da Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra. A entrega foi feita recentemente com o objetivo de servir melhor a comunidade local, nomeadamente os idosos do concelho.

Segundo refere em comunicado a autarquia, a viatura faz parte de um conjunto de viaturas adquiridas pela CIM da Região de Coimbra, no âmbito do projeto “Unidades Móveis de Saúde na Região de Coimbra”, tendo contado com o apoio dos fundos comunitários e da Administração Regional de Saúde do Centro.

A nova unidade móvel de saúde foi entregue “com o objetivo de promover e reforçar a proximidade entre profissionais de saúde e cidadãos, e complementarmente, apoiar as respostas sociais”, explica a Câmara de Mortágua.

“Trata-se de uma viatura 100% elétrica e adaptada à prestação de cuidados de saúde primários ao domicílio, constituindo um serviço de proximidade à população, especialmente às pessoas mais vulneráveis, através da presença de equipas multidisciplinares nas áreas de cuidados de saúde e apoio psicológico e social. A sua utilização será articulada e protocolada com as autoridades de saúde locais, podendo servir também de apoio a nível de realização de testes e vacinação à Covid-19”, refere o executivo liderado por Júlio Norte.

A viatura inclui uma bancada de trabalho, contentores de acondicionamento e transporte de resíduos hospitalares, um dispensador de gel desinfetantes, um nebulizador ultrassónico, um aspirador de secreções, um monitor ambulatório de pressão arterial e um oxímetro.

“A entrega desta viatura não podia acontecer em melhor momento, tendo em consideração o atual contexto Covid e de confinamento social, e a necessidade de proteger as populações e de prevenir cadeias de contágio”, explica a Câmara de Mortágua na nota.

Ouça e trabalhe ao mesmo tempo

Destaques

Podcasts