29 out
Viseu

Tondela

Ricardo Loureiro recebe prémio de mérito em Tondela e anuncia que está fora da competição em 2020

por Redação

15 de setembro de 2020, 11:33

Foto Arquivo Jornal do Centro

CLIPS ÁUDIO

O piloto do Caramulo Ricardo Loureiro, que em 2019 foi campeão no nacional de clássicos de montanha, é um dos galardoados deste ano com o Prémio de Mérito do município de Tondela. Orgulhoso e agradecido pelo reconhecimento do município, em declarações ao magazine Motor Central da Rádio Jornal do Centro, Ricardo Loureiro resume alguns pilares para uma época de sucesso.

“Entre os muitos que estão envolvidos, tenho que agradecer à minha família pelo apoio inquestionável, aos meus mecânicos Arantes e Anselmo, pela ajuda na evolução como piloto, aos patrocinadores e à Caramulo Racing Team, equipa que em crescendo tem sido fundamental na divulgação da atividade”. Ricardo Loureiro reserva uma dedicatória especial “a alguém que foi dos primeiros a ajudar-me, quando não tinha nada nem apoios de ninguém”, sublinha. “Dedico este prémio ao Miguel Dias, um amigo que perdi recentemente. Esteja ele onde estiver, terá orgulho daquilo que fizemos”

O piloto do Caramulo deixa ainda vincado o desejo para que o apoio da município posso continuar “a uma modalidade nacional que consegue trazer grande retorno para o município”. Ricardo Loureiro acredita que “é uma forma de nos mostrarmos vivos no centro do país, no interior profundo”.

Em ano de pandemia, às habituais dificuldades para reunir patrocínios para garantir uma época desportiva, juntam-se as preocupações com a saúde. Razões que fundamentam a decisão de Ricardo Loureiro em ficar de fora da competição na temporada 2020 do campeonato Portugal de Montanha. “A pandemia teve muito impacto nas empresas que me apoiam. E isso reflete-se também na própria modalidade. Esta época estava reduzida a quatro provas, com o retorno para patrocinadores a ser menor. Por isso, achei que seria um pouco injusto pedir este esforço em 2020 para, daqui a pouco tempo, lá estar de novo à porta para falar de apoios para 2021". A este facto, junta-se a questão do risco para a saúde que, diz Ricardo Loureiro, “faz com que não me sinta muito motivado a participar nas provas. Ainda que se dêem garantias que os participantes correm pouco risco de contágio, decidi não competir para proteger os meus familiares”.

O campeão nacional de clássicos de montanha em 2019 está assim de fora da competição em 2020. O prémio pelo mérito na conquista do título é entregue a Ricardo Loureiro a 16 de setembro, em dia de feriado municipal em Tondela. A cerimónia de entrega dos galardões, que premeia mais individualidades e instituições, está agendada para as 18h00 de quarta-feira, no Pavilhão Municipal de Tondela.

.

Ouça e trabalhe ao mesmo tempo

Destaques

Podcasts