28 fev
Viseu

Política

Presidenciais: 16% de afluência às urnas na cidade de Viseu às 12h00

por Redação

24 de janeiro de 2021, 14:32

Foto Igor Ferreira

CLIPS ÁUDIO

A taxa de afluência às urnas para as eleições presidenciais na cidade de Viseu ao meio dia cifrava-se nos 16 cento. Segundo dados avançados pela Junta de Freguesia local, entre as 08h00 e as 12h00 tinham votado na cidade 3.755 dos 23 mil eleitores inscritos nos cadernos eleitorais. 

Na cidade de Viriato há 22 mesas de voto, 11 na Escola Secundária Alves Martins, outras 11 na Secundária Emídio Navarro. 

As filas são neste dia de eleições uma constante e aumentaram no período da tarde. Às 14h00 o Jornal do Centro conversou com eleitores que ainda não tinham sequer almoçado e só o iam fazer depois de exercer o seu direito de voto. 

“Ainda não almocei, mas isto está a andar muito rápido. Está tudo bem organizado”, declarou uma eleitora. 

Os cidadãos estão a cumprir as regras, salvaguardam o necessário distanciamento e usam todos máscara. Praticamente não se ouvem críticas à forma como o ato eleitoral está a decorrer. 

“Não está muito mal. Estava a contar que estivesse pior”, afirmou um eleitor viseense. 

O presidente da Junta de Viseu, Diamantino Santos, acredita que a afluência às urnas vai continuar a aumentar ao longo do dia na cidade. 

“Até ao meio dia tínhamos uma taxa de 16 por cento. Acreditamos que agora tenha subido porque na hora de almoço houve uma afluência significativa às urnas e portanto acreditamos que a percentagem esteja a subir e vai ser mais significativa durante a parte da tarde, nomeadamente neste período em que ainda não está a chover”, declarou. 

O autarca está expectante, mas não esconde que face a outros atos eleitorais a participação eleitoral até ao meio dia está a ser bem inferior. 

“Votaram menos pessoas face ao mesmo período, mas temos que perceber o contexto em que estas eleições se estão a realizar. O valor obtido é razoável e temos a expectativa que vá subir ainda mais durante a tarde”, disse. 

Nas últimas presidenciais, em 2016, a abstenção na freguesia de Viseu foi de 49 por cento. 
 

Ouça e trabalhe ao mesmo tempo

Destaques

Podcasts