27 jan
Viseu

Resende

Canil de Resende e Baião pronto dentro de um ano

por Redação

07 de janeiro de 2021, 10:31

Foto Arquivo Jornal do Centro

CLIPS ÁUDIO

As autarquias de Resende e Baião vão lançar, nesta sexta-feira (8 de janeiro), a primeira pedra do novo Centro de Recolha Oficial de Animais que irá servir os dois concelhos vizinhos.

O projeto, financiado pelos dois municípios com o apoio da Direção-Geral das Autarquias Locais (DGAL), irá custar cerca de 500 mil euros e terá um prazo de execução de cerca de um ano (360 dias).

A cerimónia está marcada para as 10h30 de manhã na zona da Quinta de Brinces, em Resende, onde vai ficar o novo canil.

O presidente da Câmara de Resende, Garcez Trindade, destaca a importância que esta obra irá ter para o concelho, frisando que o centro irá acolher cães e gatos errantes encontrados na via pública.

“Queremos essencialmente ter um local onde recolheremos os animais dos dois municípios com condições de dignidade, um enfermeiro veterinário e o nosso veterinário que temos no nosso município e onde podemos esterilizar e tratar das doenças e da vacinação”, explica.

O autarca acrescenta que esta é uma obra “que já vem há muito tempo nos planos do Município” de Resende. “Aproveitámos uma candidatura e nós e a autarquia de Baião concorremos juntos porque temos efetivamente os mesmos objetivos”, refere.

Já o presidente da Câmara de Baião, Paulo Pereira, diz que o projeto já estava a ser estudado “há mais de um ano” e reconhece a importância da obra para a saúde pública e a proteção animal na região.

“Tivemos um apoio de 100 mil euros da DGAL e cada autarquia teve de investir cerca de 200 mil euros. É muito importante porque temos a questão da proteção dos direitos dos animais, mas isto estava a transformar-se também num problema de segurança e saúde pública, porque havendo mais animais errantes e estando em matilhas, tornam-se perigosos, chegam a atacar pessoas e também há a propensão para a proliferação de doenças como a raiva”, explica.

O novo Centro de Recolha terá uma capacidade para 50 celas.

Ouça e trabalhe ao mesmo tempo

Destaques

Podcasts