09 Ago
Viseu

S.P. Sul

São Pedro do Sul: Carvalhais prepara charca para ajudar no combate aos incêndios

por Redação

13 de Julho de 2020, 10:35

Foto Arquivo Jornal do Centro

CLIPS ÁUDIO

A Freguesia de Carvalhais e Candal, no concelho de São Pedro do Sul, está a construir uma charca na zona da Cárcoda para ajudar no combate aos incêndios florestais.

A obra já está em fase de conclusão, sendo que esta infraestrutura vai começar este mês de julho a encher, contando com uma capacidade total de 10 mil metros cúbicos.

Em declarações ao Jornal do Centro, o presidente da União de Freguesias, José Carlos Almeida, diz que a estrutura vai ser uma mais-valia para toda a região.

“O objetivo passa por ajudar no combate aos incêndios, para que possa ser um ponto de água importante em caso de fogo em qualquer ponto de São Pedro do Sul e dos concelhos limítrofes, para que os meios aéreos possam acorrer para ali para captar água”, explica.

Segundo o autarca, a charca em Carvalhais vai ser abastecida por um “curso de água natural que tem bastante caudal durante o verão”. “Nesse sentido, vai conseguir alimentar a infraestrutura, que vai estar permanentemente cheia. Prevemos que demore cerca de três semanas a encher”, explica.

O autarca diz que o investimento ronda os 100 mil euros, tendo recebido um apoio de 20 mil da Câmara Municipal. O restante montante foi financiado pelo Programa de Desenvolvimento Rural (ProDer).

Ouça e trabalhe ao mesmo tempo

Destaques

Podcasts