09 mar
Viseu

Saúde

Covid-19: casos na região de Viseu caíram para mais de metade numa semana

por Redação

15 de fevereiro de 2021, 18:52

Foto Arquivo Jornal do Centro

CLIPS ÁUDIO

O número de novos casos de Covid-19 na região de Viseu continuou a descer na última semana.

Entre 8 e 15 de fevereiro, as autoridades registaram 731 novos infetados, quando, nos dados anteriores relativos ao período entre os dias 1 e 8, foram apurados 1.823 casos. Isto quer dizer que, nas últimas duas semanas, caíram para mais de metade os novos casos de Covid-19 só no território do distrito.

O balanço foi novamente feito esta segunda-feira (15 de fevereiro) pelas autoridades distritais. Os concelhos de Viseu e Resende tiveram o maior número de novos casos, com mais 133 casos nos últimos sete dias.

Lamego registou mais 63 casos, de acordo com as autoridades oficiais do distrito, enquanto São Pedro do Sul teve 44 novos contagiados. Tondela e Cinfães contabilizaram mais 40 casos e Vouzela mais 36. Moimenta da Beira teve mais 30 infetados, Castro Daire mais 29, Carregal do Sal e Sátão mais 21, e Mangualde mais 20.

Nos agrupamentos dos centros de saúde do distrito, a maior parte dos casos de Covid-19 continua concentrado no ACES Dão Lafões, com 18.241 infetados desde o início da pandemia.

O ACES Douro Sul, que junta o norte da região, teve 6.248 casos acumulados. No Tâmega e Sousa, que junta Cinfães e Resende, foram registados 2.333 contagiados. No ACES Baixo Mondego, foram registados 479 casos em Mortágua.

Com o aliviar dos números da pandemia, a situação vai ficando cada vez mais calma aos poucos.

Em risco extremo, ou seja, com mais de 960 casos por 100 mil habitantes, estão nesta altura os concelhos de Resende, São João da Pesqueira, São Pedro do Sul, Sátão, Sernancelhe, Aguiar da Beira e, por uma margem muito mínima, Moimenta da Beira.

Em risco moderado, estão Mortágua e Penalva do Castelo. Quase todos os outros concelhos do distrito continuam sob risco muito elevado e elevado.

A nível nacional, Portugal teve menos cem concelhos em risco extremo de infeção face à semana anterior. Agora, apenas 38,6 por cento dos municípios estão sob risco extremo de contágio.

Desde o início da pandemia, as autoridades contabilizam 26.494 infetados em todo o distrito de Viseu. Somados os casos registados pelos ACES, o total é de 27.301 casos.

.

.

Ouça e trabalhe ao mesmo tempo

Destaques

Podcasts