09 mar
Viseu

Sociedade

Confinamento: encerrado café com clientes a beber álcool. Autoridades apanharam dezenas de pessoas a violar normas

por Redação

22 de fevereiro de 2021, 12:42

Foto Arquivo Jornal do Centro

CLIPS ÁUDIO

A Polícia Municipal de Viseu encerrou um café que estava a funcionar de forma ilegal na cidade, durante a última semana.

O balanço foi feito esta segunda-feira (22 de fevereiro), após a realização de mais uma operação das autoridades, no último fim de semana, visando a interdição da circulação entre concelhos e o cumprimento das normas do atual estado de emergência e confinamento, onde várias dezenas de pessoas foram apanhadas a violar as regras.

Segundo o comandante da Polícia Municipal, Marco Almeida, os agentes encontraram “pessoas no interior de um café a consumirem bebidas alcoólicas” e, por isso, multaram tanto o proprietário do estabelecimento como os três clientes encontrados.

O responsável lembra que as multas pela abertura destes estabelecimentos em altura de confinamento por Covid-19 podem chegar aos 2.000 euros para as pessoas coletivas e aos 200 euros para as pessoas singulares.

Já há uma semana, a Polícia Municipal tinha encerrado dois estabelecimentos com clientes no interior em pleno dia no centro da cidade de Viseu.

Além disso, durante o último fim de semana, a Polícia Municipal de Viseu fiscalizou 358 viaturas e mandou para casa três cidadãos, “dois deles relacionados com a circulação entre concelhos”. “Com o bom tempo, notou-se um acréscimo da circulação, mas, felizmente, registou-se um cumprimento generalizado”, refere.

De resto, as autoridades do distrito de Viseu apanharam várias pessoas a violar as regras do confinamento e do estado de emergência. Só a GNR, que fiscalizou cerca de 150 pessoas, registou 24 violações às normas, muitas delas “relacionadas com o recolhimento e também com pessoas que circulavam sem estar dentro das exceções previstas na lei”.

“Das ocorrências registadas, também encerrámos uma atividade que deveria estar encerrada e não estava”, revelou também o relações públicas da GNR de Viseu, o tenente-coronel Adriano Resende.

Já a PSP de Viseu levou a cabo mais de 30 operações de fiscalização, onde os agentes multaram duas pessoas por violarem o confinamento. De acordo com o intendente Rui de Matos, segundo comandante da força policial, estes indivíduos “estavam na rua e não tinham justificação para se deslocarem”.

Ao todo, a PSP fiscalizou cerca de 300 condutores na região. Rui de Matos acrescenta também que o bom tempo do fim de semana também terá motivado uma maior circulação, sobretudo no sábado.

A interdição da circulação entre concelhos voltou a estar em vigor entre as 20h00 da última sexta-feira (dia 19) e as 5h00 desta segunda-feira.

Ouça e trabalhe ao mesmo tempo

Destaques

Podcasts