28 Set
Viseu

Cultura

Tradidanças regressa em 2021 com duração mais alargada

por Redação

10 de Agosto de 2020, 15:57

Foto Arquivo Jornal do Centro

CLIPS ÁUDIO

O festival Tradidanças deste ano, em São Pedro do Sul, foi cancelado devido à pandemia Covid-19, mas a organização já apresentou a edição de 2021, que decorrerá no mês de agosto, na freguesia de Carvalhais.

O evento vai manter os artistas previstos no cartaz e a sua duração vai ser alargada, revelou Filipa Pereira, da organização do Tradidanças.

A organizadora revela ainda que o evento terá ainda mais um palco e o recinto será adaptado depois desta fase de pandemia. “Vamos adaptar, com muita naturalidade, o nosso festival a esse espaço. Todas as áreas que eram usadas vão ser utilizadas na sua extensão. No recinto, onde costuma ser instalado o Palco Serra, vamos esticar ao máximo e usar de uma ponta do terreno à outra”, explica.

Além disso, vai haver “uma nova área infantil e também uma área de sustentabilidade”. A organização pretende ainda lançar um novo desafio a quem passar pelo recinto da Tradidanças.

“Vamos desafiar todos os participantes a colaborarem connosco na compensação da sua presença aqui e na pegada ecológica que deixam sempre. Qualquer pessoa deixa-a por onde passa e, quando passam cinco dias num território, é óbvio que ela permanece. Estamos a trabalhar com uma associação e uma empresa no sentido de levar os participantes a pensar e a agir de uma forma diferente”, refere Filipa Pereira.

A organizadora refere ainda que o objetivo passa por “afirmar o Tradidanças como um festival inclusivo, numa vertente mesmo adaptada tanto aos seniores como ao público com necessidades especiais” num evento onde costumam passar milhares de pessoas.

Para Nuno Almeida, vereador na Câmara de São Pedro do Sul, o Tradidanças é “bastante importante” para o concelho. “Este é o evento que traz mais pessoas de fora ao concelho de São Pedro do Sul. É um marco importante e o município fará tudo o que estiver ao seu alcance para dinamizar este evento e fazer com que ele cresça”, garante.

O orçamento para o Tradidanças 2021 rondará os 130 mil euros, acrescenta José Almeida, o presidente da Junta de Freguesia de Carvalhais.

“O orçamento será o mesmo do que seria este ano. É um festival que já emprega bastante esforço financeiro. Além destes números que são previsíveis ao fim de cabo, também temos uma situação muito importante, que é o facto de grande parte do festival ser feito de forma voluntária”, refere.

Ouça e trabalhe ao mesmo tempo

Destaques

Podcasts