01 nov
Viseu

Tarouca

Tarouca cria vídeo viral com música "Jerusalema Challenge”

por Redação

28 de setembro de 2020, 12:29

Foto Arquivo Jornal do Centro

CLIPS ÁUDIO

O pelouro do Desporto da Câmara Municipal de Tarouca produziu um vídeo sobre um tema musical de dança africana, com o título “Jerusalema Challenge” que se transformou num rastilho que já é viral no mundo inteiro.

Um desafio na internet para replicar esta coreografia, onde os dançarinos não se tocam, como convém em tempo de pandemia, mas dançam com pratos de comida na mão.

Cantada em língua “Zulu”, a canção “Jerusalema” já existia na África do Sul de onde é originária mas foi em Angola que um grupo de dança decidiu criar a estranha coreografia. O vídeo angolano tornou-se popular em África, mas pouco depois deu uma ideia a um funcionário da Câmara de Tarouca. Trata-se de Vitor Dourado que, segundo os companheiros de dança, achou que este tema havia de ter sucesso. “Nós precisavamos de reinventar aquilo que é o desporto no concelho, fazendo com que não houvesse qualquer tipo de ajuntamento, seguindo aquilo que era as recomendações da Direção-Geral de Saúde. Nesse sentido julgamos que uma forma de chegar até casa das pessoas era através de vídeo e o nosso colega disse que havia um engraçado”, contam.

E assim nasceu a ideia. Certo é que sem querer o vídeo ultrapassou mais de meio milhão de visualizações no YouTube e andou por televisões da Europa.

A música “Jerusalema” tornou-se como um símbolo da luta contra a Covid-19, porque permite continuar a dança com uma distância de segurança. Ainda esta quinta-feira, no país onde a música nasceu, a África do Sul, o “Jerusalema Challenge” juntou hospitais, escolas e multidões nas ruas para celebrar o mais importante feriado do país, desta forma.

O desafio até já foi aceite por gente famosa, como Cristiano Ronaldo ou Manuel Luís Goucha.

Ouça e trabalhe ao mesmo tempo

Destaques

Podcasts