08 Jul
Viseu

Tondela

Relançado concurso de ideias para Monumento ao Oleiro em Tondela

por Redação

10 de Junho de 2020, 14:50

Foto Arquivo Jornal do Centro

CLIPS ÁUDIO

O concurso de ideias para o Monumento ao Oleiro, em Tondela, foi relançado, anunciou a autarquia. O prazo limite para a apresentação das propostas passa agora a ser 20 de novembro.

“Este processo de adiamento e consequente reagendamento foi feito em articulação com os parceiros, de forma a permitir as visitas ao local de implantação do monumento, coisa que não foi possível durante este período da Covid-19”, explica o município tondelense.

O concurso de ideias, que tinha sido lançado no final de 2019, é feito em parceria com a Rede de Cidade Cerâmicas e a Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Com este concurso, pretende-se criar uma ideia para uma instalação permanente que seja um marco da Olaria Negra de Molelos, na rotunda junto à saída do IP3 (Pingo Doce).

Os resultados são anunciados a 19 de dezembro, aniversário da elevação de Tondela a cidade.

Desde épocas remotas, Molelos tem sido um importante centro produtor de artefactos de barro negro. No Museu Terras de Besteiros estão identificados mais de 450 Oleiros em Molelos, o que diz bem da importância económica desta actividade.

O barro Negro de Molelos consagrou-se através da sua função utilitária no quotidiano das populações. Utilizada para conservar cereais, azeitona e azeite, para levar ao fogo e cozinhar alimentos, para armazenar líquidos como água e vinho, ou ainda para serem servidas à mesa, a louça preta manteve, ao longo dos tempos, o seu papel imprescindível na vida das populações. Tradicionalmente a loiça era cozida em Soenga, processo de cozer cerâmica numa cova, pouco profunda, cavada no solo. Em Molelos, a cozedura de tipo redutor (através da obstrução completa do “forno” em fim de cozedura) origina uma louça completamente negra e parcialmente impermeabilizada. Pelo vanguardismo das formas, das novas tendências e das arrojadas pesquisas, para além do Negro, os barros de Molelos conquistaram um lugar privilegiado na promoção turística e cultural do Concelho de Tondela.

Ouça e trabalhe ao mesmo tempo

Destaques

Podcasts