28 Set
Viseu

Tondela

Tondela: voluntários ajudam a reconstruir casas de famílias desfavorecidas

por Redação

12 de Agosto de 2020, 17:25

Foto Arquivo Jornal do Centro

CLIPS ÁUDIO

Um grupo de 20 voluntários da associação Just a Change está a ajudar a dar mais conforto a quatro famílias do concelho de Tondela. Com o apoio da Câmara Municipal e da Fundação António Braz, estão a ser recuperadas quatro habitações de agregados familiares desfavorecidos.

Os trabalhos começaram esta semana e vão terminar no final da próxima semana. As casas são entregues aos moradores no dia 23. 

O diretor de operações da Just a Change, Simão Oom, diz que nove pessoas vão ser beneficiadas com as obras que estão no terreno.

“Varia de casa para casa, mas as reabilitações são, sobretudo, de reparação”, relata, acrescentando que as obras visam responder às lacunas identificadas nas habitações.

“Fizemos telhados e casas de banho de raiz. Portanto, as pessoas viviam sem casa de banho. Instalámos isolamento térmico para garantir que as pessoas passem o menor frio possível durante o inverno e tenham condições para estar em casa durante o verão. Depois, há o básico de reparações de paredes e pinturas”, explica.

“Este é um processo muito curto e intensivo, no qual se faz muita coisa. A ideia é envolver ao máximo a comunidade local. Os mestres de obra são empreiteiros locais. Também vamos buscar os materiais localmente. Fazemos com que os voluntários fiquem e pernoitem em sítios da comunidade. A alimentação é gerida com instituições locais”, frisa Simão Oom.

Já os moradores agradecem o voluntariado e o facto das suas casas passarem a ter melhores condições. É o caso de Fernando Santos Fernandes, que tem  70 anos e vive com um filho de 30 anos. “Tenho esta casa durante anos. Os quartos, a cozinha, a sala, a casa de banho, tudo precisava de ser arranjado, mas não tinha meios”, diz o proprietário, que acrescenta ainda que, antes, a casa não tinha aquecimento.

Fernando Fernandes espera que a casa esteja pronta antes do inverno. “Deus queira que sim”, pede, acreditando que vai ser "muito feliz" na nova habitação.

Em todo o país, desde que a Just a Change começou com a recuperação de habitações de famílias necessitadas em 2010, já foram intervencionadas 220 moradias.

A instituição já esteve também na região depois dos incêndios de 2017, ajudando a reabilitar e reconstruir habitações devastadas pelos fogos.

Ouça e trabalhe ao mesmo tempo

Destaques

Podcasts