29 out
Viseu

Viseu

Solar do Vinho do Dão acolhe apresentação de novo projeto sobre ecossistema do clima do vinho

por Redação

06 de outubro de 2020, 16:21

Foto Arquivo Jornal do Centro

CLIPS ÁUDIO

O Solar do Vinho do Dão, em Viseu, vai receber nesta quinta-feira (9 de outubro) a sessão de apresentação pública do projeto MEDCLIV – Ecossistema Climático Mediterrânico da Vinha e do Vinho.

A iniciativa, que será promovida pela Comissão Vitivinícola Regional do Dão, promove abordagens participativas, entre os vários agentes do setor vinícola, para o desenho e desenvolvimento de estratégias e soluções de adaptação da vinha e do vinho às alterações climáticas.

Segundo refere a organização, numa altura em que as questões da sustentabilidade na fileira vinícola “são cada vez mais prementes”, o MEDCLIV tem como objetivo “dinamizar o ecossistema nacional, tendo como principais resultados a caracterização do sector nas suas preocupações climáticas, o desenvolvimento de eventos participativos e de cocriação, bem como de uma plataforma digital de apoio à disseminação do conhecimento e experiência existentes”.

O projeto vai decorrer em cinco países mediterrânicos e será liderado em Portugal pela Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade Nova de Lisboa.

O projeto conta também com o envolvimento da Fundação Edmund Mach e do Instituto de Bio Economia (Itália), do Instituto Nacional de Investigação para a Agricultura, Alimentação e Ambiente e do Centro de Investigação Agrícola para o Desenvolvimento (França), da Universidade Politécnica de Valência (Espanha), do Instituto Nacional de Química (Eslovénia) e da Universidade de Tecnologia do Chipre.

A sessão no Solar do Vinho do Dão arranca às 14h30 de quinta-feira. O evento contará com um debate sobre os desafios climáticos do ecossistema português da vinha e do vinho com a participação de Luísa Ferreira e Filipa Carlos, da Universidade Nova de Lisboa, e a apresentação pública do MEDCLIV.

Ouça e trabalhe ao mesmo tempo

Destaques

Podcasts