28 nov
Viseu

Viseu

Câmara de Viseu altera regras dos prémios de mérito escolar

por Redação

16 de novembro de 2020, 18:04

Foto Igor Ferreira

CLIPS ÁUDIO

A Câmara de Viseu decidiu alterar as regras dos Prémios Municipais de Mérito Educativo. A autarquia passa a premiar mais de dois alunos por turma no final de cada ciclo.

A distinção vai continuar a premiar o mérito dos melhores alunos das escolas do concelho a nível do aproveitamento escolar e também das condutas cívicas e participação ativa em iniciativas e projetos dos estabelecimentos de ensino onde frequentam.

O presidente do Município, Almeida Henriques, refere que a limitação imposta era limitadora do reconhecimento dos alunos que tiravam as melhores notas.

“Se os alunos do ensino secundário tivessem uma média superior a 18 valores, não podiam serem todos contemplados e alguns ficavam de fora. O mesmo se aplicava a estudantes que tinham nota máxima a tudo, em que, como nós limitávamos a dois alunos, acabava por haver outros que ficavam de fora injustamente”, argumenta o autarca.

Segundo Almeida Henriques, só em casos excecionais é que haverá “a distinção de dois alunos por turma, por indicação da escola e aprovação do Município”.

Apesar da pandemia, a Câmara não vai deixar de entregar os prémios este ano. “Nós iremos fazer o reconhecimento do mérito escolar de todos os alunos que se distinguiram no ano letivo anterior. Nós vamos fazer a cerimónia por via digital”, garante Almeida Henriques.

A distinção aplica-se em cada ano letivo, a todos os alunos do 4.º, 6.º, 9.º e 12.º ano de escolaridade e também aos últimos anos de cursos do ensino profissional e superior de Viseu.

Ouça e trabalhe ao mesmo tempo

Destaques

Podcasts