25 Set
Viseu

Viseu

Feira Semanal de Viseu com filas enormes. Feirantes revoltados com controlo nas entradas

por Redação

04 de Agosto de 2020, 15:44

Foto Gonçalo Pereira

CLIPS ÁUDIO

Os feirantes da Feira Semanal de Viseu estão revoltados com o controlo de entradas ao recinto. Esta terça-feira (4 de agosto), voltaram a acumular-se longas filas para se entrar no mercado.

A situação mereceu o protesto de alguns feirantes, que reclamam que o controlo das autoridades pode levar a uma quebra nas vendas. Em declarações ao Jornal do Centro, o secretário executivo da Associação de Feirantes das Beiras, Delfim Almeida, não poupa nas críticas e fala numa autêntica confusão.

“Houve uma enorme fila, descontrolada, à entrada para entrar na Feira. A polícia estava a deixar entrar a conta-gotas e as pessoas estavam todas aglomeradas. No muro exterior, que vai para a rotunda do fado (estrada do Sátão), elas estavam umas em cima das outras. A maneira como isto está a ser controlado é uma forma aleatória, a olho”, refere.

Delfim Almeida acrescenta que a Feira Semanal tinha as suas três entradas todas cheias de filas de pessoas e que as autoridades deviam controlar o fluxo de uma outra maneira.

“A Feira tem três portas de entrada. Não se veem umas às outras. Há filas enormes em todas as portas. Achamos que devia ser controlado de outra forma pelas autoridades, de forma a que o público pudesse entrar, tendo algum controlo das situações, para que pudesse ir fluindo”, frisa.

O feirante Amadeu Silva também tem razões de queixa e diz que este problema já se arrasta há semanas. “Em todas as feiras que conheço, nenhuma tem as regras que esta tem. Não acho que esteja bem”, refere.

Já Ringo Lourenço lamenta que o apertado controlo das entradas impeça os feirantes de vender mais, numa altura de emigrantes e com as pessoas de férias. “É péssimo, porque há um limite de pessoas para entrar e as outras estão em fila. A autoridade não vê isso. A Feira de São Mateus não tem controle para quem quiser ir. Aqui há, mas o critério é o mesmo”, lamenta.

Em resposta ao Jornal do Centro, a Câmara de Viseu, responsável pela gestão da Feira Semanal, garante que a segurança das pessoas que frequentam a Feira "está sempre em primeiro lugar" e refere que tem sido cumprido "o protocolo definido pela Autoridade de Saúde para o acesso com segurança ao local". Ainda assim, a autarquia adianta que irá pedir à Direção-Geral da Saúde uma reavaliação das regras e normas e que está empenhada "na dinamização e revitalização da economia local".

Ouça e trabalhe ao mesmo tempo

Destaques

Podcasts