28 fev
Viseu

Região

Covid-19: freguesia de Aguiar da Beira testa a população no sábado

por Redação

27 de janeiro de 2021, 09:13

Foto Arquivo Jornal do Centro

CLIPS ÁUDIO

A freguesia de Sequeiros e Gradiz, no concelho de Aguiar da Beira, vai testar toda a sua população à Covid-19 no próximo sábado (30 de janeiro).

A iniciativa foi tomada pela União de Freguesias de Sequeiros e Gradiz, que contará com a colaboração do Camião da Esperança. Ao todo, vão ser feitos 280 testes rápidos nas aldeias de Sequeiros, Gradiz, Ponte do Abade, Mouções, Quinta do Ródão e Quinta de Santo Estevão.

O objetivo passa por identificar eventuais casos positivos para poder isolar, travar a disseminação e cuidar da população.

Esta é a quarta campanha de testagem em massa à Covid-19 que será feita no norte do distrito de Viseu, depois de Sernancelhe, Penedono e São João da Pesqueira. O executivo da União de Freguesias de Sequeiros e Gradiz justificou esta ação com a evolução da pandemia em Aguiar da Beira e “face à ausência de resposta para uma intervenção rápida e atempada no território, que permita salvar vidas”.

 “Na nossa região, grande parte da população está envelhecida, e tem hábitos de proximidade e vida comunitária muito arraigados, difíceis ou impossíveis de mudar. Culpabilizá-los não é o caminho. É necessário encontrar soluções, implementá-las em tempo útil e cuidar das pessoas”, afirmou o presidente da Junta, José Belarmino.

Desde o início da pandemia, Aguiar da Beira registou 670 casos confirmados de Covid-19 e 38 óbitos. No concelho, encontram-se ativos 336 casos, segundo as últimas informações da Câmara.

Ouça e trabalhe ao mesmo tempo

Destaques

Podcasts