Foto Arquivo Jornal do Centro
A freguesia de Sequeiros e Gradiz, no concelho de Aguiar da Beira, vai testar toda a sua população à Covid-19 no próximo sábado (30 de janeiro).
A iniciativa foi tomada pela União de Freguesias de Sequeiros e Gradiz, que contará com a colaboração do Camião da Esperança. Ao todo, vão ser feitos 280 testes rápidos nas aldeias de Sequeiros, Gradiz, Ponte do Abade, Mouções, Quinta do Ródão e Quinta de Santo Estevão.
O objetivo passa por identificar eventuais casos positivos para poder isolar, travar a disseminação e cuidar da população.
Esta é a quarta campanha de testagem em massa à Covid-19 que será feita no norte do distrito de Viseu, depois de Sernancelhe, Penedono e São João da Pesqueira. O executivo da União de Freguesias de Sequeiros e Gradiz justificou esta ação com a evolução da pandemia em Aguiar da Beira e “face à ausência de resposta para uma intervenção rápida e atempada no território, que permita salvar vidas”.
“Na nossa região, grande parte da população está envelhecida, e tem hábitos de proximidade e vida comunitária muito arraigados, difíceis ou impossíveis de mudar. Culpabilizá-los não é o caminho. É necessário encontrar soluções, implementá-las em tempo útil e cuidar das pessoas”, afirmou o presidente da Junta, José Belarmino.
Desde o início da pandemia, Aguiar da Beira registou 670 casos confirmados de Covid-19 e 38 óbitos. No concelho, encontram-se ativos 336 casos, segundo as últimas informações da Câmara.

Faça o seu donativo e contribua para uma informação livre e independente