09 mar
Viseu

Região

Covid-19: há mais um lar que nunca teve nenhum surto e já vacinou utentes e funcionárias

por Redação

23 de fevereiro de 2021, 09:38

Foto D.R.

CLIPS ÁUDIO

O lar do Centro Social Professora Elisa Barros Silva, em Cabanas de Viriato, no concelho de Carregal do Sal, foi uma das instituições da região de Viseu que nunca teve surtos de Covid-19 desde o início da pandemia.

A instituição, que conta nesta altura com mais de 140 utentes e cerca de 90 funcionárias, já concluiu a segunda fase da campanha de vacinação. O presidente Luís Fidalgo reconhece que este “é um motivo de regozijo”.

Por detrás deste ‘sucesso’, diz o responsável, houve “um pouco de sorte” mas também a tomada de “medidas de contingência que foram adotadas desde 8 de março de 2020 e que se mantêm até hoje” e do trabalho dos colaboradores, do pessoal médico, do pessoal de enfermagem e de “muitos outros que não regatearam esforços para que tudo corresse bem pela salvaguarda da vida dos nossos utentes”.

Luís Fidalgo acrescenta que, para alcançar estes resultados, foi muito importante dotar a instituição de todos os meios técnicos de proteção. “Foi sempre uma preocupação primeira a de dotar a instituição de todos os meios, mesmo quando eram escassos, que se impunham para que as coisas corressem o melhor possível”, afirma o presidente do Centro Elisa Barros Silva.

A instituição já concluiu as duas fases da vacinação à Covid-19 aos utentes e funcionárias, que também foram sendo testadas regularmente desde o início da pandemia. “Julgo que foi com esse tipo de pressupostos que acentuou este ‘sucesso’ até ao momento. Já estão todos vacinados, já foi tomada a segunda dose da vacinação e foi cumprido o objetivo”, concluiu Luís Fidalgo.

Desde março de 2020, o concelho de Carregal do Sal registou 469 casos confirmados de Covid-19.

Este não é o único caso no distrito de Viseu de lares que nunca tiveram surtos do novo coronavírus. Houve outras instituições que tiveram a mesma sorte como o Lar Residência de São Domingos, em Nelas, o lar da Associação de Solidariedade Social As Abelhinhas, em Viseu, e o Lar Gestos de Mudança, também em Viseu.

Ouça e trabalhe ao mesmo tempo

Destaques

Podcasts