28 fev
Viseu

Região

Castro Daire: ex-presidente da Câmara volta a candidatar-se pelo PS

por Redação

23 de fevereiro de 2021, 14:24

Foto D.R.

CLIPS ÁUDIO

O ex-presidente da Câmara de Castro Daire, Fernando Carneiro, vai recandidatar-se ao cargo pelo PS, para as autárquicas deste ano.

A decisão foi tomada depois de uma reviravolta no PS de Castro Daire, onde o atual presidente da estrutura concelhia, Horácio Ribeiro, era apontado como o candidato socialista para a autarquia.

Horácio Ribeiro e Fernando Carneiro, que perdeu a Câmara para o social-democrata Paulo Almeida nas últimas eleições de 2017, estavam na corrida interna, mas os socialistas decidiram fundir as suas candidaturas com Carneiro como cabeça de lista e Ribeiro como o número dois.

O coordenador autárquico da Federação do PS de Viseu, Pedro Mouro, diz que esta “fusão” em Castro Daire mereceu o apoio da estrutura distrital. “No seio desta concelhia, houve um entendimento entre as duas partes, em que houve um consenso para que Fernando Carneiro liderasse o projeto com a integração de todas as pessoas disponíveis da concelhia”, refere.

Segundo Pedro Mouro, realizou-se uma sondagem interna realizada pelo PS de Castro Daire, onde a maioria dos inquiridos considerou que “Fernando Carneiro continua a ser o mais bem-colocado para voltar a ganhar a Câmara de Castro Daire para o PS”. “A Federação limitou-se a apoiar a decisão”, acrescenta o coordenador autárquico.

Já Horácio Ribeiro afasta qualquer polémica e diz que a nova candidatura vai ser mais para o “bem do concelho” do que para o bem do partido.

“Houve um debate democrático entre duas candidaturas que acreditavam serem a melhor opção mas que depois conseguiram entendimento e juntar forças em torno de todos os socialistas e é isso o que se vai passar na construção de um caminho que acreditamos ser o melhor para Castro Daire”, assegura o presidente da concelhia do PS de Castro Daire.

Nas eleições autárquicas de 2017, a coligação PSD-CDS venceu o ato eleitoral em Castro Daire, com 49,83 por cento dos votos, elegendo Paulo Almeida como presidente da Câmara Municipal. Já o PS teve 44,16 por cento.

Fernando Carneiro já fez dois mandatos à frente da autarquia local, entre 2009 e 2017.

Ouça e trabalhe ao mesmo tempo

Destaques

Podcasts