24 nov
Viseu

Região

Covid-19: novos casos em Cinfães foram "importados" de Arouca

por Redação

01 de setembro de 2020, 15:35

Foto Arquivo Jornal do Centro

CLIPS ÁUDIO

Os novos casos da Covid-19 registados em Cinfães estão relacionados com o surto ativo no concelho vizinho de Arouca (distrito de Aveiro).

A informação foi avançada ao Jornal do Centro pelo presidente da Câmara, Armando Mourisco. Nos últimos dias, foram detetados mais seis infetados neste concelho do norte do distrito de Viseu.

“Em Arouca, ocorre um surto nos Bombeiros e numa instituição particular de solidariedade social. E os novos casos que Cinfães tem agora estão ligados a esta instituição, sendo funcionários, mas residentes no nosso concelho. São casos devidamente identificados e confinados, sem corrente de transmissão comunitária”, explica Armando Mourisco.

Cinfães soma, agora, um total de 136 infeções pelo novo coronavírus desde o início da pandemia. O concelho é, nesta altura, o segundo concelho da região de Viseu com mais casos. Lá, também morreram 10 pessoas na sequência do surto que afetou recentemente a Santa Casa da Misericórdia local.

Armando Mourisco considera que estes novos casos não inspiraram grande preocupação.

“Estaríamos preocupados se tivéssemos seis novos casos e não soubéssemos da sua origem. Poderia significar que pudéssemos ter transmissão na comunidade. As pessoas estão confinadas e isoladas. Estão identificados os contactos diretos, que estão a ser acompanhados em vigilância, sendo que muitos deles também estão em isolamento profilático. Portanto, tudo decorre dentro da normalidade”, explica.

O autarca de Cinfães apela, ainda, às pessoas do concelho para não baixarem a guarda face à pandemia.

Em Arouca, segundo informações da Câmara, há registo de 208 casos confirmados, dos quais 145 estão ativos. Neste concelho vizinho, há também informação de seis óbitos e 57 recuperados da Covid-19.

Ouça e trabalhe ao mesmo tempo

Destaques

Podcasts