Foto Igor Ferreira
As forças de autoridade de Viseu mandaram cerca de 19 pessoas para casa, por violação às normas de recolhimento em casa e de interdição de circulação entre concelhos no último fim de semana. Oito pessoas apanharam multas.
A Polícia Municipal parou cinco condutores de seguirem o seu caminho, mandando-as de volta para a residência. Nas ações de fiscalização promovidas pela força policial, foram fiscalizados um total de 229 condutores, refere o comandante Marco Almeida.
“Fizemos várias ações, das quais duas de maior dimensão. Cinco condutores não apresentaram motivo válido para poderem circular entre concelhos e receberam ordem de regresso à casa. Foram ainda emitidos seis autos por falta de documentos, um por falta de seguro e outro por falta de colete refletor”, afirma. Marco Almeida adianta que seis pessoas violaram o dever de recolhimento em casa.
Já a PSP de Viseu multou oito pessoas que estavam a circular sem justificação válida na rua. Ao todo, a Polícia fiscalizou 362 carros em 13 operações Stop.
Segundo informações recolhidas pela PSP, os agentes detetaram ainda 19 infrações ao Código da Estrada, fiscalizaram 12 estabelecimentos comerciais e encerraram uma loja de ferragens que estava a funcionar em horário indevido.
Já a GNR diz que a população da região cumpriu as regras do estado de emergência e o confinamento, com impacto no número de carros que circularam nas estradas.
Sem avançar números, a Guarda diz apenas que “alguns automobilistas” tentaram furar a proibição de circulação entre concelhos e acabaram por serem mandados de volta para casa e multados.
A proibição da circulação entre concelhos entrou em vigor às 20h00 da passada sexta-feira (5 de fevereiro) e terminou na madrugada desta segunda-feira (dia 8).

Faça o seu donativo e contribua para uma informação livre e independente