16 Jul
Viseu

Região

Coronavírus: ativado plano distrital de emergência

por Redação

23 de Março de 2020, 18:16

Foto Igor Ferreira

Decisão tomada pela Comissão Distrital de Proteção Civil

CLIPS ÁUDIO

O plano distrital de emergência da Proteção Civil foi ativado esta segunda-feira (23 de março), por causa da pandemia do novo coronavírus. A informação foi avançada ao Jornal do Centro pelo presidente da Comissão Distrital, Vítor Figueiredo.

O responsável justificou esta tomada de posição devido ao facto de várias autarquias do distrito terem ativado os seus próprios planos de emergência, “o que significa que as câmaras municipais estão preocupadas com o que está a acontecer no país e no mundo”.

“Isto significa, a nível distrital, mais medidas para se acautelar e para que haja realmente o menor dano possível junto das nossas populações. Sabemos que ainda há muitas medidas emanadas da Direção-Geral da Saúde que não estão a ser acatadas por alguns municípios, e o que pretendemos é passarmos esta fase crítica com o mínimo de danos”, explicou o também autarca de S. Pedro do Sul.

Com a ativação do plano distrital de emergência, todos os concelhos do distrito de Viseu são obrigados a acionar os planos concelhios. Vítor Figueiredo lamentou que as pessoas continuem a sair de casa, sem seguir as recomendações das autoridades sanitárias. O regresso dos emigrantes e das pessoas dos grandes centros urbanos continua a causar apreensão.

Vítor Figueiredo deixou um apelo a estas pessoas. “Se possível, não venham. Se vierem, façam período de quarentena durante 14 dias. Isso é importante, porque com as pessoas tendo cuidado, podemos evitar mais mortos e mais doentes”, rematou.

A nível local, vários concelhos já ativaram os planos municipais, como são os casos de Nelas, Carregal do Sal, S. Pedro do Sul, Vouzela e Viseu.

Ouça e trabalhe ao mesmo tempo

Destaques

Podcasts