01 nov
Viseu

Região

Coronavírus: Câmara de Viseu declara situação de alerta e ativa plano de emergência

por Redação

17 de março de 2020, 17:49

Foto Arquivo Jornal do Centro

CLIPS ÁUDIO

A Câmara de Viseu decretou situação de alerta no concelho e ativou o Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil, por causa do surto da Covid-19. O anúncio foi feito esta terça-feira (17 de março).

A autarquia acionou já a Comissão Municipal de Proteção Civil, que já se reuniu na passada segunda-feira (dia 16), e o Centro de Coordenação Operacional Municipal.

Esta ativação vem acompanhada de mais medidas preventivas. Numa nota enviada pela Câmara, foi determinada a restrição das idas aos serviços municipais da autarquia, dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS) e das freguesias. Lá, só podem ser tratados assuntos urgentes e inadiáveis.

Ficou também decidido prorrogar, por mais 45 dias, os prazos dos processos, vistorias, atos jurídicos e pagamentos de águas, esgotos e outros serviços que dependem da Câmara e dos SMAS.

Também no âmbito das novas medidas preventivas face ao coronavírus, que entram agora em vigor e serão reavaliadas tendo em conta a evolução da pandemia, a Câmara de Viseu também recomenda “o funcionamento de todo o tecido produtivo alimentar [supermercados], por forma a garantir o adequado fornecimento da população, assim como o adequado funcionamento das farmácias, por forma a satisfazer as necessidades da população”.

A Câmara de Viseu também anunciou que todos os parquímetros e parques de estacionamento municipais terão acesso gratuito até 30 de abril.

Ouça e trabalhe ao mesmo tempo

Destaques

Podcasts