01 Jun
Viseu

Região

Coronavírus: mais 12 casos em Resende. Enfermeiros vivem em "desespero"

por Redação

25 de Março de 2020, 10:08

Foto Arquivo Jornal do Centro

Misericórdia local garante que testes à Covid-19 vão continuar

CLIPS ÁUDIO

O concelho de Resende já tem mais 12 casos confirmados do novo coronavírus. A informação foi confirmada na última noite de terça-feira (24 de março) pela Câmara local, na sua página oficial na rede social Facebook.

Segundo a autarquia resendense, todos os casos provêm da Santa Casa da Misericórdia do concelho, de onde veio a primeira vítima mortal de Covid-19 do distrito de Viseu: uma mulher de 94 anos que estava internada na Unidade de Cuidados Continuados de Longa Duração da instituição. O provedor Jaime Alves garantiu que os testes à Covid-19 vão continuar na Santa Casa.

Ao todo, já são 23 os casos confirmados do novo coronavírus em Resende. A Câmara, presidida por Garcez Trindade, também já declarou situação de alerta municipal e ativou o plano local de emergência com efeitos imediatos.

Enquanto isso, o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) lançou, em comunicado, um apelo às autoridades de saúde para que evitem “uma situação de catástrofe” em Resende. A entidade sindical alertou para o facto de a Misericórdia local empregar três enfermeiros que ainda estão a trabalhar, já que os restantes colegas estão todos em quarentena por terem contactado e prestado cuidados aos utentes infetados.

“Estes enfermeiros estão a trabalhar sem quaisquer condições físicas, humanas e de proteção. Trabalham 24 horas seguidas com períodos de repouso de apenas oito horas entre elas. Não há, na instituição, equipamentos de proteção individual. A instituição já assumiu ter esgotado todos os recursos que tinha definido no seu plano de contingência, não ter capacidade de resposta e até já ter alertado a Direção Geral da Saúde, da qual não obteve qualquer resposta ou ajuda”, escreve o SEP, que também enviou uma carta sobre esta situação à ministra da Saúde, Marta Temido.

No distrito de Viseu, já há cerca de 40 casos positivos de Covid-19.

Ouça e trabalhe ao mesmo tempo

Destaques

Podcasts