04 dez
Viseu

Região

Coronavírus: quatro grávidas infetadas deram à luz no Hospital de Viseu

por Redação

29 de julho de 2020, 10:17

Foto Arquivo Jornal do Centro

CLIPS ÁUDIO

O Hospital de Viseu fez o parto a quatro grávidas com Covid-19, mas não tem nenhum caso há dois meses. Na última terça-feira (dia 28), Viseu registou mais dois novos casos da Covid-19, passando a ter 120 doentes registados. O concelho tem ainda 111 recuperados.

Segundo o diretor do Serviço de Obstetrícia e Ginecologia do Centro Hospitalar Tondela-Viseu, Francisco Nogueira Martins, o serviço já não tem internadas com Covid “há mais de dois meses”, mas a maternidade teve de se adaptar “à realidade Covid”.

“Nós tivemos de criar circuitos para a hipótese de Covid positivo ou, mais frequentemente, Covid suspeito. A grávida que não estava testada tem um circuito diferente da grávida que tinha negativo. Nós tínhamos tudo preparadinho. Felizmente, não temos casos mas continuamos a respeitar totalmente as normas de segurança”, explica.

No São Teotónio, um bebé também testou positivo “em meados de abril” com uma mãe que testou negativo, mas não é ainda certo que a criança tenha apanhado Covid-19.

Nogueira Martins diz que este caso “foi muito estudado, porque é complicado aceitar esta situação do ponto de vista científico”. “Depois, o bebé acabou por ter negativo e ficámos sem saber se terá sido um falso positivo ou uma situação transitória, mas a verdade é que o bebé esteve muito bem”, conclui.

 

714 casos desde o início da pandemia

O distrito de Viseu continua com 714 casos registados da Covid-19 desde o início da pandemia. Os dados foram recolhidos às 10h31 desta quarta-feira (29 de julho) pelo Jornal do Centro, junto de autarquias e de autoridades de saúde e Proteção Civil.

O concelho de Castro Daire tem mais dois recuperados, passando a ter 110 curados. Neste município que chegou a ser o mais afetado pela pandemia na região, há apenas um caso ativo do novo coronavírus. Lá, foram registados 116 infetados e cinco óbitos.

Os casos com mais casos são Cinfães (130), Viseu (120), Castro Daire (116), Mangualde (78) e Resende (69). No distrito, há registo de 39 óbitos e 567 recuperados, dos quais 111 em Viseu, 110 em Castro Daire, 68 em Mangualde, 62 em Resende e 59 em Cinfães.

Aguiar da Beira (que pertence à CIM Viseu Dão Lafões), Tarouca e São João da Pesqueira continuam sem registar nenhum infetado pela Covid-19.

.

Ouça e trabalhe ao mesmo tempo

Destaques

Podcasts