02 Jul
Viseu

Região

Coronavírus: sobem para 55 os infetados na Misericórdia de Cinfães

por Redação

18 de Junho de 2020, 08:22

Foto Arquivo Jornal do Centro

Concelho já tem um total de 68 casos

CLIPS ÁUDIO

São já 55 o número de infetados por Covid-19 na Misericórdia de Cinfães. Depois dos 26 infetados registados na quarta-feira (17 de junho), surgiram mais 29 novos casos. A informação foi confirmada através de um comunicado divulgado pela Câmara de Cinfães.

"No total foram testadas 153 pessoas, aguardando-se os resultados de 32 pessoas, utentes da instituição em Serviço de Apoio Domiciliário”, pode ler-se na nota.

"Todos os casos positivos foram devidamente contactados e informados pela autoridade de saúde. Os funcionários tiveram indicação de isolamento e os seus contactos próximos, nomeadamente os familiares, indicação para isolamento profilático", explica.

De acordo com a autarquia, liderada por Armando Mourisco, para evitar o contágio, "os utentes positivos encontram-se separados, em espaço diferente dos não positivos". A Proteção Civil Municipal, a Autoridade de Saúde e a Santa Casa da Misericórdia "mantêm um acompanhamento rigoroso e permanente, de forma a garantir o máximo bem-estar e as melhores condições de saúde dos utentes e funcionários", acrescenta.

A Câmara de Cinfães sublinha que se vivem "momentos de incertezas, angústias e exigências máximas" e apela aos munícipes que cumpram as orientações da Direção-Geral da Saúde. "A situação que vivemos no concelho obriga a que sejamos todos muito responsáveis. Seja um agente da saúde pública e cumpra todas as normas e medidas preventivas. O combate a esta pandemia depende do contributo de todos nós", realça.

Até ao momento, as autoridades locais assumem que ainda estão por apurar as causas deste foco de contágio. Contactado pelo Jornal do Centro, o presidente da Câmara de Cinfães, Armando Mourisco, mostrou-se estar bastante preocupado com estes novos casos, "totalizando agora 55 infetados, com 33 utentes e mais 22 funcionários atingidos por este novo foco que ainda não foi possível determinar a sua origem".

"O importante, agora, é quebrar esta cadeia de transmissão e, por isso, decidimos testar mais 32 utentes do serviço domiciliário, porque um dos funcionários que no terreno presta este tipo de apoio, testou positivo", esclareceu Armando Mourisco. 

Em todo o concelho de Cinfães, estão agora registados um total de 68 casos positivos da Covid-19. No distrito de Viseu, há agora 629 pessoas com a doença. Estão ainda registados 31 mortos e 488 recuperados.

Ouça e trabalhe ao mesmo tempo

Destaques

Podcasts