01 Jun
Viseu

Região

Coronavírus: Viseu acolhe centro de recolha que pode testar 100 pessoas por dia

por Redação

25 de Março de 2020, 15:23

Foto Igor Ferreira

CLIPS ÁUDIO

O centro de recolha de análises de despiste do novo coronavírus vai poder testar, pelo menos, 100 pessoas por dia, em Viseu. O posto, que foi inaugurado esta manhã de quarta-feira (25 de março), vai funcionar no Pavilhão Multiusos.

O presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques, aproveitou a ocasião para reforçar a ideia de que com mais testes mais casos de infetados pelo Covid-19 são despistados. "Não podíamos permitir que Viseu não tivesse um centro de recolha", afirmou. O autarca reforçou que "só podem vir aqui pessoas que estão referenciadas pelas unidades de saúde". Isso mesmo foi confirmado já dentro das instalações.

O exame, que não demorará mais do que cinco minutos, não será realizado sem prescrição médica. Será dada ainda prioridade aos doentes que venham do Serviço Nacional de Saúde. Essa foi a garantia deixada por um dos profissionais da Unilabs, o laboratório responsável pelas análises.

Como decorre o processo de teste

Quem for devidamente autorizado por um estabelecimento de saúde para fazer a análise, deverá dirigir-se, dentro do seu carro, ao Pavilhão Multiusos pela porta lateral. Aí será verificado se, de facto, o nome consta na lista de autorizados a fazer o teste. Em momento algum, o testado sai da sua viatura.

Quando o nome é confirmado, segue uns metros à frente, onde, continuando no interior da viatura, é testado com a ajuda dos profissionais de saúde.  A Unilabs, o laboratório autorizado a fazer este teste, garante 10 profissionais ao serviço. Depois de recolhida a amostra, o testado sai na própria viatura para o exterior do pavilhão.

Os resultados vão ser conhecidos até 48 horas depois. Apesar de o laboratório assegurar que ali se podem realizar 100 testes diários, a capacidade pode ser alargada para as 144 análises por dia. À hora do discurso do presidente da Câmara de Viseu, só cinco pessoas tinham feito o teste. 

Ouça e trabalhe ao mesmo tempo

Destaques

Podcasts