06 Ago
Viseu

Região

Coronavírus: Viseu com mais nove infetados esta semana. Distrito ultrapassa os 705 casos

por Redação

16 de Julho de 2020, 12:51

Foto Gonçalo Pereira

CLIPS ÁUDIO

O concelho de Viseu registou esta semana mais nove infetados pelo novo coronavírus. A capital do distrito tem agora 116 casos confirmados da Covid-19, dos quais 11 estão ativos. A informação foi revelada ao Jornal do Centro pela delegada de saúde Conceição Casimiro.

Em declarações ao Jornal do Centro, a clínica garante não se tratar de um surto na cidade. “Esta semana apareceram inicialmente três novos casos, sem qualquer relação entre eles. Originou-se, de imediato, a tomada de medidas de saúde pública para se procurar conter a transmissão”, explica acrescentando que foram feitos inquéritos aos infetados para identificar os contactos próximos, aos quais foi determinado o confinamento obrigatório. 

Segundo a delegada de saúde, os seis novos casos não estão relacionados com o surto no bairro da Santa Eugénia, onde um café está fechado. Conceição Casimiro explica que o café teve de fechar porque os trabalhadores foram mandados para casa, de modo a cumprirem isolamento profilático. “A autoridade de saúde não determinou o encerramento de qualquer estabelecimento. O foco de infeção não está no café, mas as pessoas que lá estão, que já estão devidamente confinadas”, garante.

A médica lembra, ainda, o que cada um pode e deve fazer para evitar o contágio da Covid-19, incluindo “distanciamento físico social e o uso de meios de proteção, como máscara, sobretudo em espaços confinados”. “Sempre que aparecerem sintomas compatíveis, devem contactar a Linha de Saúde 24 ou ligar ao médico de família. Se todos fizermos a nossa parte, evitarmos aglomerados e usarmos a máscara, praticarmos o distanciamento social e a etiqueta respiratória, é a única maneira que podemos conter o vírus”, remata.

Já o distrito de Viseu tem 705 infetados pelo novo coronavírus. Os dados foram recolhidos às 12h32 desta quinta-feira (16 de julho) pelo Jornal do Centro, junto de autoridades de saúde, Proteção Civil e autarquias.

As autoridades de saúde locais garantem que a situação se encontra controlada nesta altura em Viseu.

Os concelhos com mais casos registados são Cinfães (128), Castro Daire (116), Viseu (116), Mangualde (78) e Resende (69). O número de óbitos ronda os 39, enquanto são 542 os recuperados da doença na região, incluindo 108 em Castro Daire, 104 em Viseu, 66 em Mangualde, 62 em Resende e 49 em Cinfães.

Aguiar da Beira (que pertence ao distrito da Guarda e à CIM Viseu Dão Lafões), Tarouca e São João da Pesqueira ainda não têm registos de infetados.

.

Ouça e trabalhe ao mesmo tempo

Destaques

Podcasts