03 dez
Viseu

Região

Covid-19: 10 novos municípios do distrito de Viseu integram lista dos concelhos de risco

por Redação

12 de novembro de 2020, 19:23

Foto Igor Ferreira

De fora ficam Moimenta da Beira, S. João da Pesqueira, Tabuaço e Tondela. Mantêm-se Oliveira de Frades, Cinfães e Santa Comba Dão

CLIPS ÁUDIO

Praticamente metade do distrito de Viseu vai estar, a partir da próxima segunda-feira (16 de novembro), sob medidas mais apertadas face à pandemia de Covid-19.

Viseu, São Pedro do Sul, Mangualde, Lamego, Penalva do Castelo, Resende, Sátão, Vila Nova de Paiva, Nelas e Castro Daire vão entrar na lista dos concelhos de elevado risco. Já Moimenta da Beira, Tabuaço, São João da Pesqueira e Tondela vão deixar de estar sob regras mais apertadas. Ficam Oliveira de Frades, Cinfães e Santa Comba Dão.

Ao todo, treze concelhos do distrito de Viseu vão estar sujeitos a medidas mais restritivas de controlo da pandemia, como o recolher obrigatório e o encerramento dos estabelecimentos comerciais a partir das 13h00 aos fins de semana.

Em conferência de imprensa, o primeiro-ministro António Costa anunciou que mais 77 concelhos do país entraram na lista, enquanto sete saem da mesma. Ao todo, o Governo aumentou para 191 o número de municípios de alto risco de contágio, um número que é encontrado através da taxa de incidência do número de casos nas últimas duas semanas por 100 mil habitantes (acima de 240 casos/100 mil habitantes é concelho de risco).

O chefe do Governo anunciou mais medidas restritivas no briefing do Conselho de Ministros, como o encerramento de todos os estabelecimentos comerciais a partir das 13h00 de sábado e até às 8h00 de domingo (o mesmo acontece de domingo para segunda-feira), com a exceção de padarias, consultórios, farmácias, bombas de gasolina e lojas de retalho alimentar com porta direta para a rua.

As novas medidas estarão em vigor até às 23h59 do próximo dia 23 de novembro.

 

Mais de uma centena de novos casos na região

A região de Viseu teve, pelo menos, mais 112 infetados por Covid-19 registados nas últimas horas, com os maiores casos a registarem-se em concelhos como São Pedro do Sul, Sátão e Oliveira de Frades.

No caso de Sátão, o concelho tem mais 18 casos, tendo agora um total de 39 infeções ativas. O presidente da Câmara, Paulo Santos, manifesta-se preocupado com a evolução da pandemia no concelho.

“Estou muito preocupado. Não é alarmante e não foge à regra do que está a acontecer no país, mas isto não me serve de consolo. Houve um aumento substancial, porque tínhamos acumulado 57 casos e agora temos 75. São pequenos focos que têm a ver com estudantes do ensino superior que vêm ao fim de semana infetados e que também, às vezes, infetam a família, o que provoca uma vigilância apertada com quem contactam”, afirma.

O autarca espera que os pequenos focos espalhados por todo o concelho abrandem e garante que a situação não está fora de controlo no concelho. Ainda assim, Paulo Santos apela à população para seguir todas as regras de segurança.

São Pedro do Sul teve mais 21 infetados nas últimas horas, totalizando 78 casos ativos. Por sua vez, Oliveira de Frades teve mais 20 casos registados, acumulando agora 199 infeções acumuladas desde o início da pandemia.

Ainda durante esta tarde de quinta-feira (12 de novembro), foram registados mais 13 casos em Tondela (141 ativos), quatro em Penalva do Castelo (19 ativos), dois em Moimenta da Beira e um em Vouzela.

Em Vila Nova de Paiva, um surto na Cáritas Paroquial de Queiriga infetou 10 pessoas entre utentes e funcionários. Já em Tondela, o jardim de infância de Santiago de Besteiros fechou as portas depois de uma criança ter testado positivo.

Além disso, também foram confirmados mais 11 casos em Nelas (77 ativos), 10 em Castro Daire (83 ativos), oito em Lamego (66 ativos) e dois em Tarouca (16 ativos).

São João da Pesqueira e Armamar registaram mais um infetado cada. Em Tabuaço, houve registo de mais quatro recuperados.

A nível nacional, Portugal teve mais 78 mortos e 5.839 novos casos de Covid-19.

Ouça e trabalhe ao mesmo tempo

Destaques

Podcasts