04 dez
Viseu

Região

Covid-19: Cinfães e Tabuaço entre os concelhos com risco muito elevado de contágio

por Redação

28 de outubro de 2020, 12:32

Foto Arquivo Jornal do Centro

CLIPS ÁUDIO

Cinfães, Oliveira de Frades, Tabuaço, Tondela, Vouzela, Santa Comba Dão e Resende são os concelhos do distrito de Viseu com elevado risco de contágio por Covid-19 nas últimas duas semanas, tendo como base os casos reportados entre os dias 12 e 26 de outubro por 100 mil habitantes. Os dados compilados pelo Jornal do Centro dão conta que as situações mais complicadas existem a norte do distrito e nos municípios onde há infeções em lares. 

Cinfães vive, nesta altura, uma situação complicada devido ao surgimento de novas infeções no concelho, o que levou já a Câmara a decretar situação de alerta municipal na última terça-feira (27 de outubro). Segundo as autoridades, as infeções têm como linha de contágio as interações familiares. Tabuaço, também a norte, e tendo em conta a população (ver gráfico) e os casos que vão surgindo, está igualmente no "risco vermelho", embora com menos casos reportados.

Já Resende, Tondela, Oliveira de Frades e Santa Comba Dão estão entre os municípios que têm entre 120 e 285 casos por 100 mil habitantes. Nos casos de Tondela e Oliveira de Frades, as infeções resultam, maioritariamente, de surtos em instituições sociais.

A metodologia tem em conta os casos que são divulgados pelas autarquias e proteção civil distrital. 

A nível nacional, e de acordo com os dados da Direção-Geral de Saúde, são 46 os concelhos com o risco muito elevado registado em 14 dias, nos quais se incluem Paços de Ferreira, Lousada, Vizela e Felgueiras (situados perto de Cinfães).

Ao todo, são 117 os municípios do país que estão sob o risco elevado definido pelo Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças.

 

 

.

Ouça e trabalhe ao mesmo tempo

Destaques

Podcasts