23 out
Viseu

Região

Covid-19: Cinfães está com 125 casos ativos

por Redação

17 de outubro de 2020, 09:15

Foto Arquivo Jornal do Centro

Autarca diz que não tem ordem para mandar encerrar instituições ou empresas, nem para mandar ninguém para casa

CLIPS ÁUDIO

Há 125 casos ativos de covid-19 no concelho de Cinfães, anunciou a autarquia num comunicado onde refere que as autoridades de saúde locais e regionais é que são as responsáveis por apurar os números e mandar encerrar ou “mandar para casa” instituições ou pessoas. Neste momento, as únicas informações facultadas, ainda de acordo com a autarquia, são as de que estão cinco turmas suspensas nas escolas do concelho “devido a casos pontuais de infeção”.

“A Câmara Municipal não é responsável por apurar os números, ou seja, a quantidade de casos ativos ou em isolamento profilático, assim como recuperados ou óbitos, mas sim a Direção-Geral de Saúde através das autoridades de saúde locais/regionais. Só quando eles nos são transmitidos é que podemos comunicar à população”, refere o comunicado, onde também se lê que o município “não tem responsabilidade nem competências para encerrar ou mandar encerrar estabelecimentos, sejam públicos ou privados, como exemplo escolas, empresas ou outros, nem para mandar ninguém “para casa”, essa é uma competência da responsabilidade das autoridades de saúde”.

O número de pessoas infetadas tem vindo a aumentar. Neste momento, e desde o início da pandemia, estão registados mais de 200 casos, mais de meia centena na última semana. “ A autarquia tudo tem feito para minorar o problema. Foram sistematicamente e gradualmente adotadas as medidas necessárias, como o encerramento de recintos desportivos, anulação de eventos, feiras, além das medidas de apoio às famílias, instituições e empresas”, esclarece, no mesmo comunicado, o presidente da autarquia.

Ouça e trabalhe ao mesmo tempo

Destaques

Podcasts