Foto Arquivo Jornal do Centro
Há três concelhos na região de Viseu que estão acima dos 960 casos por 100 mil habitantes, ou seja, no grupo de risco extremamente elevado, de acordo com os critérios anunciados pelo governo. Isto, tendo em conta os dados da última semana de pessoas infetadas com a covid-19 e que foram reportados pelas autoridades de saúde, proteção civil e autarquias.
Desde a semana passada e até à próxima, altura em que será revista novamente a lista, do distrito de Viseu apenas Cinfães estava no grupo acima dos 960 casos por 100 mil habitantes. Agora, Armamar, onde há pelo menos dois surtos identificados, e Sátão, poderão vir a fazer parte da mesma lista, tendo em conta o crescimento de novos casos. Na região de Viseu (os 24 concelhos a que se junta também Aguiar da Beira), o crescimento registado foi de 17 por cento entre os dias 21 e 27 de novembro. Também o número de mortes aumentou e são já 95 óbitos desde o início da pandemia, em março.
Portugal contabiliza pelo menos 4.276 mortos associados à covid-19 em 285.838 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).
O país está em estado de emergência desde 09 de novembro e até 08 de dezembro, período durante o qual há recolher obrigatório nos concelhos de risco de contágio mais elevado.
Durante a semana, o recolher obrigatório tem de ser respeitado entre as 23:00 e as 05:00, enquanto nos fins de semana e feriados a circulação está limitada entre as 13:00 de sábado e as 05:00 de domingo e entre as 13:00 de domingo e as 05:00 de segunda-feira.

Faça o seu donativo e contribua para uma informação livre e independente