21 jan
Viseu

Região

Covid-19: Hospital na iminência de abrir sexta enfermaria. Há 132 pessoas internadas

por Redação

07 de janeiro de 2021, 12:38

Foto Arquivo Jornal do Centro

CLIPS ÁUDIO

O Centro Hospitalar Tondela-Viseu (CHTV) está na iminência de abrir a sexta enfermaria para doentes Covid. A unidade ainda está a responder às necessidades, mas “praticamente no limite”. Segundo informações do gabinete de relações públicas, nesta quinta-feira (7 de janeiro), estão internadas 123 pessoas, das quais 10 nos cuidados intensivos.

“Nos últimos dias, com o aumento da afluência, foi ativado o nível máximo do Plano de Contingência e poderemos ter de preparar mais camas de enfermaria para doentes Covid-19 e mais camas de doentes críticos”, assume a administração.

Atualmente, o sétimo piso do hospital está todo dedicado (quatro enfermarias de 26 camas cada) aos doentes infetados. Ontem, quarta-feira, tinha já sido anunciada a abertura de mais uma enfermaria (a quinta), no sexto piso, tendo os doentes aí internados sido transferidos para outros serviços.

“Se existir necessidade, a gestão de camas em rede da Administração Regional de Saúde (ARS) do Centro permite transferências para serviços de hospitais menos sobrelotados”, esclarece ainda a administração. Há “também camas contratualizadas com a Casa de Saúde São Mateus para convalescença de doentes não-Covid e com as Residências Montepio de Albergaria para doentes Covid”.

“Temos consciência de que, nesta fase, todos os recursos são preciosos e que é necessário reforçar a capacidade de resposta à COVID-19. Com exceção da suspensão de cirurgias não urgentes que envolvam internamento e a redução de algumas consultas externas, a atividade do hospital está a decorrer dentro da normalidade”, assume o conselho de administração que deixa ainda um agradecimento aos profissionais.

“Os recursos humanos estão naturalmente cansados, mas não existem surtos em profissionais de saúde e foram feitas contratações de profissionais ao longo de 2020, que permitiram um reforço no hospital”, adianta a unidade hospitalar.

À semelhança do que acontece noutros pontos do país, também o CHTV se deparou “com um aumento do número de infeções por Covid-19” e, nesse sentido, faz um apelo para a necessidade de manter os conselhos definidos pela Direção-Geral da Saúde (DGS) e de se redobrar os cuidados” de forma a “baixar a tendência”.

Na região de Viseu, segundo os dados compilados a meio da manhã desta quinta-feira, há o registo de pelo menos mais 65 novos casos de pessoas infetadas pelo novo coronavírus. Desde o início da semana, foram reportados mais de 500 novos casos.

Na região, a pandemia já afetou, desde março, 11 156 pessoas, provocou a morte a 207 e recuperaram 7414.

Ouça e trabalhe ao mesmo tempo

Destaques

Podcasts