03 dez
Viseu

Região

Covid-19: mais 27 novos casos na região. Tondela com mais oito infetados (balanço)

por Redação

03 de novembro de 2020, 18:53

Foto Igor Ferreira

CLIPS ÁUDIO

A região de Viseu teve, pelo menos, mais 27 novos casos de Covid-19 nas últimas horas. Tondela, Mangualde, Sernancelhe, Lamego e Castro Daire foram os concelhos que registaram o maior número de casos nas passadas 24 horas.

Esta tarde de terça-feira (3 de novembro), Tondela confirmou mais oito casos de infeção, incluindo uma nova infeção no Lar do Sameiro, na vila do Caramulo. Trata-se de um utente que já se encontra internado. Ao todo, o concelho tem 110 casos ativos. Só no Lar do Sameiro, existem registos de mais de três dezenas de infetados.

Mangualde e Sernancelhe registaram três novos infetados. Enquanto Mangualde tem agora 60 casos ativos, Sernancelhe acumula nesta altura sete infeções ativas.

Já Moimenta da Beira apresentou mais um infetado. A Câmara regista 73 casos confirmados no concelho desde o início da pandemia.

Antes destes novos casos, a região teve mais casos reportados nas horas anteriores, assim como mais dois óbitos.

Duas utentes do lar de idosos da Santa Casa da Misericórdia de Nossa Senhora dos Milagres, no concelho de Oliveira de Frades, morreram vítimas do novo coronavírus. Tinham 86 e 92 anos.

Ao que o Jornal do Centro apurou, uma das idosas estava internada no hospital, enquanto a outra estava no lar. Assim, subiu para sete o número de vítimas mortais causadas pela pandemia neste concelho da região de Lafões, todas no lar da Santa Casa.

Ainda em Oliveira de Frades, foi registado um novo caso de infeção. O município tem, de acordo com os últimos dados facultados pela Câmara Municipal, um total de 115 casos ativos.

Já Castro Daire teve mais três casos confirmados, passando este concelho a ter 41 infeções ativas.

Em Lamego, também foram confirmados mais três infetados, passando a haver registo de 40 casos ativos. Houve ainda dois casos novos em Tabuaço, que tem 37 doentes ativos.

São Pedro do Sul teve mais um contagiado, passando a acumular 27 casos ativos. Também houve um novo caso cada em São João da Pesqueira (12 ativos) e Tarouca (3 ativos).

No concelho de Viseu, foi conhecido o caso de um aluno infetado na Escola Básica Grão Vasco, sendo que a sua turma já foi mandada para casa e está a ter aulas à distância.

Ao todo, a região de Viseu tem registados 2.775 casos confirmados desde o início da pandemia, assim como 67 mortos e 1.300 recuperados.

Esta quarta-feira (dia 4), sete concelhos do distrito vão passar a estar sob regras ainda mais apertadas para tentar travar o avanço da pandemia. Tondela, Santa Comba Dão, Moimenta da Beira, Cinfães, São João da Pesqueira, Oliveira de Frades e Tabuaço vão passar a ter o dever cívico de recolhimento domiciliário, exceto para certas deslocações e idas essenciais.

Uma das medidas tomadas inicialmente pelo Governo era a proibição das feiras e mercados ambulantes nos concelhos de maior risco de contágio. Algo que já não deve ser assim pelo menos em Tondela e em Cinfães.

Já em Viseu, o PSD alerta que o Hospital de São Teotónio pode estar a preparar-se para o pior com o agravamento dos casos de infeção. E em Cinfães, o mesmo partido exige a instalação de um centro de testagem naquele que é um dos concelhos mais afetados pela pandemia na região.

A nível nacional, Portugal voltou a atingir esta terça-feira um novo recorde de internamentos por Covid-19: 2.349 doentes internados, dos quais 320 nos cuidados intensivos.

Ouça e trabalhe ao mesmo tempo

Destaques

Podcasts