21 jan
Viseu

Região

Covid-19: mais 61 casos em V.N. Paiva e Penalva do Castelo. Três óbitos na Misericórdia de Mangualde

por Redação

04 de janeiro de 2021, 11:38

Foto Arquivo Jornal do Centro

Distrito de Viseu já tem mais de 10 mil casos desde o início da pandemia

CLIPS ÁUDIO

O distrito de Viseu já ultrapassou os 10 mil casos de infeção por Covid-19 desde o início da pandemia.

Desde março de 2020, foram registados 10.005 contagiados com o novo coronavírus em toda a região. Há ainda registo de 191 mortos e 7.243 recuperados da doença. Os concelhos com maior número de casos acumulados são Viseu (2.413 infetados), Cinfães (1.036), Lamego (891) e Mangualde (698).

Nas últimas horas, foram registados mais 15 infetados em Lamego, quatro em Carregal do Sal, dois em São João da Pesqueira e Tabuaço e um em Nelas, entre outros. No entanto, os maiores aumentos verificaram-se em Vila Nova de Paiva e Penalva do Castelo, onde já se vive em sobressalto por causa dos novos aumentos de casos depois do período festivo do Natal e do Ano Novo.

Em Vila Nova de Paiva, foram registados mais 37 casos nas últimas horas, todos na comunidade. Isto num concelho que está nesta altura sob risco moderado de contágio. O presidente da Câmara, José Morgado, recorda que, no concelho, “estávamos a fazer um trabalho com alguma satisfação” para tentar conter o vírus.

“De um momento para outro, tivemos alguns focos na comunidade que nos deixam bastante preocupados. Houve alunos de uma turma do primeiro ciclo que infetaram os respetivos pais e verificou-se também que, nestas festas de Natal e passagem de ano, surgiram alguns focos de infeção e cadeias de transmissão criadas com a vinda de emigrantes”, explica.

José Morgado alerta que o cenário vai piorar ainda mais, com a realização de mais testes à Covid-19, prevendo mesmo um aumento significativo do número de casos nos próximos dias. O autarca de Vila Nova de Paiva elogia as instituições sociais do concelho pelo trabalho realizado nesta altura.

“Foi feito trabalho em algumas instituições, nomeadamente na Unidade de Cuidados Continuados e na Cruz de Malta de Vila Cova à Coelheira. As autoridades de saúde e os bombeiros têm feito um trabalho fabuloso para que haja uma paragem das cadeias de transmissão, mas atendendo ao número de testes em lista de espera, é natural que cresça bastante o número de infetados”, remata o presidente da Câmara.

Só em Vila Nova de Paiva, há registo de pelo menos 43 casos ativos de infeção por Covid-19.

 

Mais três mortos na Misericórdia de Mangualde

Já em Mangualde, morreram mais três utentes da Santa Casa da Misericórdia. Tratam-se de idosos que tinham entre os 80 e os 90 anos, eram utentes do Lar Nossa Senhora do Amparo e estavam internados no hospital.

A Covid-19 já tirou a vida a cinco pessoas da Misericórdia. A provedoria registou mais seis casos nas últimas horas, dos quais cinco no Lar Nossa Senhora do Amparo e um na Residência Sénior.

Ao todo, estão registados 108 casos ativos na Misericórdia (75 utentes e 33 funcionários). 19 utentes estão internados no hospital. Segundo as últimas informações da Câmara Municipal, o concelho de Mangualde tem registo de pelo menos 266 casos ativos.

 

Mais 24 casos em Penalva do Castelo

Por seu turno, em Penalva do Castelo, surgiram mais 24 contagiados, a grande maioria na comunidade. O presidente da Câmara, Francisco Carvalho, não esconde a preocupação, que, diz, também é manifestada pela população do concelho.

“Preocupado estou eu e também está toda a comunidade, sendo que também foram registados mais dois casos num lar da terceira idade. Estávamos bem até setembro e, desde então, foi sempre a aumentar com números bastante elevados. Esperamos que estes últimos dias fiquem pelos 23 infetados e vamos aguardar”, resume o autarca.

Ouça e trabalhe ao mesmo tempo

Destaques

Podcasts