04 dez
Viseu

Região

Covid-19: Mais de 170 idosos e quase uma dezena de lares afetados pela pandemia

por Redação

29 de outubro de 2020, 18:27

Foto Igor Ferreira

CLIPS ÁUDIO

Os lares de idosos da região de Viseu continuam a preocupar as autoridades de saúde numa altura em que continuam a aumentar os casos de infeção por Covid-19. Pelo menos, desde setembro, estão contabilizados mais de 170 infetados nestas valências em todo o distrito.

No Lar do Rio Dão em Fragosela, concelho de Viseu, foram confirmados pelo menos 31 casos de infeção pelo novo coronavírus, entre 22 utentes e nove funcionários. Sete idosos do lar já morreram vítimas da Covid-19, o último dos quais na última terça-feira (27 de outubro) no Hospital de Viseu.

Em Tondela, o Lar do Sameiro, situado na zona do Caramulo, tem três dezenas de infetados, entre 30 utentes e seis funcionários. Na quarta-feira (28 de outubro), testaram positivo mais 12 idosos da instituição, que também assistiu à morte de um dos utentes no último fim de semana. Um surto que teve início em meados de outubro.

Já um outro lar, o de Pedras Soltas, teve confirmados dois infetados: um funcionário e um utente assintomáticos.

Em Moimenta da Beira, 29 utentes do Lar de Alvite testaram positivo ao novo coronavírus. Duas funcionárias estão também infetadas.

Em Oliveira de Frades, a Misericórdia local tem estado com um surto que, pelo menos, atingiu cerca de sete dezenas de infetados, entre utentes e funcionários. Na instituição, já morreram quatro idosos.

Em meados de outubro, o Jornal do Centro contabilizou 104 casos de infeção nos lares de idosos da região de Viseu, incluindo em concelhos como Viseu, Oliveira de Frades e Sernancelhe.

Ouça e trabalhe ao mesmo tempo

Destaques

Podcasts