03 dez
Viseu

Região

Covid-19: Medidas restritivas em 10 concelhos do distrito a partir de hoje. Mais de 100 casos no fim de semana

por Redação

16 de novembro de 2020, 10:40

Foto Igor Ferreira

CLIPS ÁUDIO

Entraram em vigor, esta segunda-feira (16 de novembro), as novas medidas restritivas face à pandemia da Covid-19 em mais 10 concelhos do distrito de Viseu.

Viseu, São Pedro do Sul, Mangualde, Lamego, Penalva do Castelo, Resende, Sátão, Vila Nova de Paiva, Nelas e Castro Daire juntam-se a Oliveira de Frades, Cinfães e Santa Comba Dão nos concelhos de alto risco de contágio, cuja lista foi atualizada na última quinta-feira (dia 12) pelo Governo.

Da lista, saíram Tondela, São João da Pesqueira, Tabuaço e Moimenta da Beira.

As medidas restritivas incluem o recolher obrigatório das 23h00 às 5h00 durante a semana e a partir das 13h00 nos fins de semana, assim como o dever cívico de permanência em casa, salvo para deslocações ao trabalho, à escola, às compras, à farmácia, às urgências veterinárias, à prestação de socorro e assistência e pelo exercício da liberdade de imprensa, entre outras.

Também são permitidos passeios curtos que poderão ser feitos com o agregado familiar ou com os animais de estimação.

De segunda a sexta-feira, os estabelecimentos comerciais devem fechar as portas às 22h00, enquanto os restaurantes e os teatros fecharão meia-hora mais tarde, às 22h30. Já os restaurantes de take-away podem fechar à 1h00 com a condição de não venderem bebidas alcoólicas.

Durante o fim de semana, os estabelecimentos comerciais só podem funcionar entre as 8h00 e as 13h00, salvo em farmácias, clínicas, consultórios, estabelecimentos de venda de bens alimentares até 200 metros quadrados com porta para a rua e bombas de gasolina. Os restaurantes só poderão funcionar em take-away a partir da hora do almoço.

O teletrabalho é obrigatório, salvo impedimento fundamentado por parte do trabalhador. No caso de não haver condições para a realização do trabalho à distância, as empresas deverão desfasar os horários laborais.

Ao todo, 13 concelhos da região de Viseu estarão, durante os próximos 15 dias, sob regras mais apertadas pelo facto de terem tido mais de 240 casos de Covid-19 por 100 mil habitantes nas últimas duas semanas.

O estado de emergência está em vigor até às 23h59 do dia 23 de novembro.

 

Mais de 100 novos casos durante o fim de semana

Durante o último fim de semana, foram conhecidos mais de uma centena de novos casos de Covid-19 na região. As infeções foram registadas com maior intensidade em concelhos como Mangualde, Lamego, Mortágua e Armamar, além de outros municípios como Tabuaço, Castro Daire e Carregal do Sal.

Houve ainda mais cinco óbitos registados no último fim de semana, três dos quais em Nelas. Os restantes falecimentos foram registados em Tondela e Resende.

Em Viseu, duas utentes e dois funcionários do lar de idosos do Centro Sócio-Pastoral da Diocese foram infetados com o novo coronavírus.

Ouça e trabalhe ao mesmo tempo

Destaques

Podcasts