23 out
Viseu

Região

Covid-19: Misericórdia de Oliveira de Frades com 64 casos positivos

por Redação

16 de outubro de 2020, 15:22

Foto Arquivo Jornal do Centro

CLIPS ÁUDIO

O lar da Misericórdia de Oliveira de Frades tem 64 casos confirmados do novo coronavírus. A informação foi dada ao Jornal do Centro pelo provedor da instituição, Serafim Santos, depois de as autoridades de saúde terem feito os devidos testes de despiste.

“O que temos ontem e hoje (15 e 16 de outubro), ainda se mantém: 46 utentes e 18 colaboradores. Não há nada mais do que isso, para já”, garante o responsável.

Serafim Santos refere que a Misericórdia irá fazer testes de despiste em Ribeiradio, onde a instituição tem um polo, e também na sede do concelho.

Com vários colaboradores da Santa Casa em isolamento, Serafim Santos refere que a instituição recorreu ao centro de emprego para recrutar novos funcionários para fazer face à pandemia e às baixas acumuladas.

“Fomos a uma bolsa do centro de emprego e temos estado realmente a recrutar funcionários voluntários. Fizemos contactos e nós temos conseguido arranjar pessoas para fazer face ao que temos de baixas”, explica.

O provedor admite que o número não é tão elevado como gostaria, mas garante que a Misericórdia já tem tudo preparado para voltar a funcionar normalmente.

O surto na instituição começou há cerca de uma semana, quando uma funcionária do lar de idosos da Santa Casa testou positivo ao novo coronavírus. Desde então, o número de casos nunca mais parou de crescer. A Misericórdia já determinou a suspensão das visitas aos idosos e o isolamento dos utentes nos seus quartos. 

Em Oliveira de Frades, foram detetados 100 casos de Covid-19 desde o início da pandemia. O presidente da Câmara, Paulo Ferreira, refere ao Jornal do Centro que grande parte dos 79 casos ativos estão relacionados com o surto no lar.

“As autoridades entendem que ainda estamos confinados a um núcleo restrito. Na comunidade, ainda não se sente a transmissão e aguardamos que não passe por este circuito”, afirma o autarca.

Dos 36 novos casos registados pela Câmara Municipal nas últimas 24 horas, 33 deles estão ligados ao surto na Santa Casa. No concelho, há ainda registo de 21 recuperados.

Ouça e trabalhe ao mesmo tempo

Destaques

Podcasts