Foto Igor Ferreira
O Centro Hospitalar Tondela-Viseu (CHTV) mantém 24 doentes Covid-19 em cuidados intensivos e tem agora 248 pessoas em enfermaria. No Pavilhão do Fontelo, estrutura que funciona como hospital de campanha e unidade de retaguarda, estão 16 pessoas.
De acordo com as informações fornecidas por esta unidade de saúde, nas últimas 24 horas registaram-se oito mortes associadas à doença e receberam alta 17 utentes.
Estão ainda infetados 121 profissionais de saúde e 32 em quarentena. Um dos profissionais que estava internado, tal como o Jornal do Centro tinha avançado, já teve alta, informou fonte do CHTV.
Nas várias informações que tem feito, o CHTV admite que “o cenário é difícil e transversal ao que acontece noutros pontos do país”, com os hospitais sob pressão por causa da pandemia, mas garante que tem estado “constantemente a preparar e a estudar formas de reforçar a capacidade do hospital”.
Também devido ao aumento do número de doentes internados, a administração anunciou já o reforço no “fluxo e capacidade de oxigénio nas instalações, quer da rede principal, quer da rede secundária”, tendo sido instalado um segundo depósito de apoio e duplicado o número de garrafas portáteis para as enfermarias.
Entre segunda e esta quinta-feira (25 a 28 de janeiro), na região de Viseu, foram detetados e reportados 718 novos casos de Covid-19.
Cenário na região Centro
Entretanto, os hospitais de região Centro receberam na quarta-feira (dia 27) um reforço de 27 camas em enfermaria para doentes Covid-19, anunciou a Administração Regional de Saúde (ARS) do Centro.
Numa nota de imprensa, esta estrutura descentralizada do Ministério da Saúde revela ainda que, até às 23h59 de quarta-feira, foram admitidos 178 doentes com Covid-19 nas unidades da região.
Ainda de acordo com a informação disponibilizada e referente à mesma data, explica-se que há 1.399 pessoas internadas, das quais 1.266 em enfermaria (+5 do que no dia anterior) e 133 em unidades de cuidados intensivos (+2).
Destes 133, 104 então sujeitos a ventilação (+4).
Houve ainda 132 altas de enfermaria e uma alta de unidade de cuidados intensivos.
Registaram-se na quarta-feira 40 óbitos, revela também a ARS do Centro.
Em Portugal, morreram 11.305 pessoas dos 668.951 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

Faça o seu donativo e contribua para uma informação livre e independente