09 mar
Viseu

Região

Covid-19: oito óbitos no Hospital de Viseu nas últimas 24 horas

por Redação

28 de janeiro de 2021, 13:04

Foto Igor Ferreira

CLIPS ÁUDIO

O Centro Hospitalar Tondela-Viseu (CHTV) mantém 24 doentes Covid-19 em cuidados intensivos e tem agora 248 pessoas em enfermaria. No Pavilhão do Fontelo, estrutura que funciona como hospital de campanha e unidade de retaguarda, estão 16 pessoas.

De acordo com as informações fornecidas por esta unidade de saúde, nas últimas 24 horas registaram-se oito mortes associadas à doença e receberam alta 17 utentes.

Estão ainda infetados 121 profissionais de saúde e 32 em quarentena. Um dos profissionais que estava internado, tal como o Jornal do Centro tinha avançado, já teve alta, informou fonte do CHTV.

O Hospital de Viseu é uma das unidades com grande pressão na região Centro e tem vindo a alargar progressivamente o número de camas, nomeadamente dos cuidados intensivos que até agora são de 26, nas últimas semanas.

Nas várias informações que tem feito, o CHTV admite que “o cenário é difícil e transversal ao que acontece noutros pontos do país”, com os hospitais sob pressão por causa da pandemia, mas garante que tem estado “constantemente a preparar e a estudar formas de reforçar a capacidade do hospital”.

Também devido ao aumento do número de doentes internados, a administração anunciou já o reforço no “fluxo e capacidade de oxigénio nas instalações, quer da rede principal, quer da rede secundária”, tendo sido instalado um segundo depósito de apoio e duplicado o número de garrafas portáteis para as enfermarias.

Entre segunda e esta quinta-feira (25 a 28 de janeiro), na região de Viseu, foram detetados e reportados 718 novos casos de Covid-19.

 

Cenário na região Centro

Entretanto, os hospitais de região Centro receberam na quarta-feira (dia 27) um reforço de 27 camas em enfermaria para doentes Covid-19, anunciou a Administração Regional de Saúde (ARS) do Centro.

Numa nota de imprensa, esta estrutura descentralizada do Ministério da Saúde revela ainda que, até às 23h59 de quarta-feira, foram admitidos 178 doentes com Covid-19 nas unidades da região.

Ainda de acordo com a informação disponibilizada e referente à mesma data, explica-se que há 1.399 pessoas internadas, das quais 1.266 em enfermaria (+5 do que no dia anterior) e 133 em unidades de cuidados intensivos (+2).

Destes 133, 104 então sujeitos a ventilação (+4).

Houve ainda 132 altas de enfermaria e uma alta de unidade de cuidados intensivos.

Registaram-se na quarta-feira 40 óbitos, revela também a ARS do Centro.

Em Portugal, morreram 11.305 pessoas dos 668.951 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

 

Ouça e trabalhe ao mesmo tempo

Destaques

Podcasts