21 jan
Viseu

Região

Covid-19: profissionais do Aces Dão Lafões começam a ser vacinados esta terça-feira

por Redação

28 de dezembro de 2020, 12:19

Foto Arquivo Jornal do Centro

São cerca de 150 e as vacinas vão ser administradas nos próximos três dias

CLIPS ÁUDIO

Cerca de 150 profissionais de saúde do Agrupamento dos Centros de Saúde (Aces) Dão Lafões começam a ser vacinados esta terça-feira (29 de dezembro) contra a covid-19. Segundo o diretor do Aces, Cabrita Grade, nesta primeira fase a vacina vai ser administrada aos profissionais de primeira linha no combate à pandemia e a ação decorre durante os próximos três dias no oitavo andar do Centro de Saúde 1, em Viseu.

“Neste momento estamos a operacionalizar toda a estrutura e vamos centralizar este processo em Viseu. A partir da próxima semana, e ao longo dos próximos meses e até abril, far-se-á a vacinação dos profissionais dos lares, das estruturas residenciais e dos idosos, assim como a vacinação dos restantes profissionais do Aces”, explicou o médico. Toda a operação está, para já, a ser estruturada.

Cabrita Grade, que foi já vítima da doença, deixou o apelo para que todos manifestem a “disponibilidade” para serem vacinados. “Os riscos associados a esta prevenção, a esta terapêutica, são muito pequenos e temos de motivar quer os grupos de risco, quer, depois, a população em geral para o benefício desta vacina”, reforçou.

À semelhança de outros países da União Europeia, em Portugal a vacina é facultativa, gratuita e universal, sendo assegurada pelo Serviço Nacional de Saúde.

No sábado chegou a Portugal um primeiro lote com 9.750 vacinas, desenvolvidas pela Pfizer-BioNTech, destinado aos profissionais de saúde dos centros hospitalares universitários do Porto, São João, Coimbra, Lisboa Norte e Lisboa Central.

No Centro Hospitalar Tondela Viseu espera-se que o processo de vacinação comece também esta terça-feira, à semelhança de outros hospitais do país.

O primeiro lote de vacinas é reforçado com a antecipação da entrega de mais 70.200 doses, elevando o total disponível para administração até ao final do ano para 79.950 vacinas, segundo o Ministério da Saúde.

Na região de Viseu, mais de 8800 pessoas foram já infetadas pelo novo coronavírus e morreram 168, de acordo com as informações das autoridades de saúde. Em Portugal, morreram 6.619 pessoas dos 394.573 casos de infeção confirmados.

Ouça e trabalhe ao mesmo tempo

Destaques

Podcasts