17 jan
Viseu

Região

Covid-19: Vacinação em lares da região começa amanhã

por Redação

04 de janeiro de 2021, 09:30

Foto Arquivo Jornal do Centro

Responsáveis das instituições falam "num passo importante" que transmite "segurança"

CLIPS ÁUDIO

Todos os utentes e funcionários dos lares do concelho de Mangualde, à exceção do Lar Nossa Senhora do Amparo e da Residência Sénior, valências da Santa Casa da Misericórdia local, por terem surtos de Covid-19 ativos, começam a ser vacinados contra o novo coronavírus esta terça-feira (5 de janeiro).

Para o presidente do lar localizado na aldeia de Freixiosa, onde vão ser vacinados 30 idosos e 18 funcionários, “é um passo importante para a instituição”.

“É mais um fator de segurança para os utentes e para os nossos colaboradores que têm feito um trabalho muito responsável e significativo na contenção do vírus. Fico muito satisfeito e mais tranquilo. É um passo que estamos a dar para conseguir que esta infeção não chegue à nossa instituição”, afirma Alexandre Constantino.

Já no primeiro lar no concelho de Mangualde que foi atingido pela pandemia, em Santiago de Cassurrães, vão ser vacinados 47 utentes e cerca de 50 colaboradores. 

Para o presidente, a vacina “é uma segurança”.

“É um progresso e uma segurança muito grande. Graças a Deus agora estamos livres do vírus, mas é sempre um perigo”, desabafa o padre Celestino Ferreira.

Também no lar Padre António Lobinho as vacinas chegam esta semana. O padre responsável fala numa “mais-valia para os utentes, colaboradores e instituições”.

“Sabemos que não é uma solução definitiva, mas vai dar-nos uma garantia e conforto diário, semanal e anual. Há um esforço nacional e da Segurança Social para que possamos chegar às pessoas mais vulneráveis e necessitadas desta vacina, o que denota que a nível nacional há uma preocupação crescente com as instituições que viram os seus idosos partirem, quer também com os colaboradores que são essenciais”, sublinha Paulo Domingues.

No lar Padre António Lobinho, em Mangualde, vão ser vacinadas, esta semana, 90 pessoas entre utentes e funcionários.

Na Unidade de Cuidados Continuados (UCC) de Mangualde arranca amanhã a vacinação contra a Covid-19. Já no Lar Morgado do Cruzeiro, ambas estruturas da Santa Casa Misericórdia de Mangualde, será na quarta-feira. 

Ouça e trabalhe ao mesmo tempo

Destaques

Podcasts