30 out
Viseu

Região

Covid-19: Viseu com 12 novos casos nas últimas 24 horas

por Redação

19 de setembro de 2020, 15:14

Foto Igor Ferreira

Infeção atinge população ativa. Autoridades de saúde com receio das repercussões nos lares

CLIPS ÁUDIO

O concelho de Viseu registou nas últimas 24 horas 12 novos casos de pessoas infetadas com o novo coronavírus. Segundo os dados das autoridades de saúde, são agora 240 os casos reportados desde o início da pandemia. Nas últimas 48 horas, só no concelho de Viseu foram detetadas 22 pessoas com Covid-19.

Na região de Viseu, particularmente na área de abrangência do Agrupamento dos Centros de Saúde Dão Lafões, a infeção está na população ativa, com as ligações de contágio na comunidade e em meio laboral.

“Temos um grande problema nas empresas. Há casos em várias empresas, umas maiores outras pequenas”, admitiu ao Jornal do Centro fonte da saúde pública. Mas, o maior alerta, agora, é a “repercussão que isto pode vir a ter nos lares” porque o maior contágio está em meio familiar.

Segundo a mesma fonte, o trabalho que está a ser feito é o de evitar que a infeção chegue a estas instituições, onde está o grupo da população mais vulnerável, como aconteceu na primeira vaga e que provocou a morte a mais de três dezenas de utentes.

Ainda este sábado ficou-se a saber da existência de um caso em Penedono, em contexto escolar, uma situação que o presidente da Câmara anunciou nas redes sociais e em que lamentou a falta de informação por parte das autoridades de saúde.

De acordo com os dados recolhidos, na última semana, e até às 15h00 deste sábado, registaram-se em todo o distrito de Viseu 128 novos casos e uma morte. Neste momento, e desde o início da pandemia, a infeção passou por 1089 pessoas. Viseu, Castro Daire, Cinfães e Sernancelhe têm sido os concelhos mais afetados. Nos últimos dias ficaram-se também a conhecer aumentos na região de Lafões, em consequência do contágio numa fábrica de Vouzela; em Tondela, também em contexto laboral, e ainda Moimenta da Beira e Aguiar da Beira que registou os primeiros caso na última quinta-feira.

Portugal contabiliza mais 849 novos casos de infeção e mais cinco mortes pelo novo coronavírus, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Até agora, 68.025 pessoas já foram infetadas pela covid-19, mais 849 do que em relação a sexta-feira, número semelhante ao alcançado no início de abril, um mês depois de a pandemia ter entrado no país.

Ouça e trabalhe ao mesmo tempo

Destaques

Podcasts